600 segundos podem não parecer muito, mas uma corrida curta e intensa todos os dias pode ser apenas a mudança que faltava na tua rotina de exercícios.

Muitas vezes, pode parecer que não há horas suficientes no dia para encaixar uma corrida. De alguma forma, ao escolheres entre trabalho, vida social e dormir, não podes ter tudo. Mas que tal 10 minutos?
Sim, na verdade – uns meros 600 segundos de batidas na calçada por dia podem carregar a tua saúde mental e física de maneiras que nunca imaginaste ser possível…
Pedimos a especialistas que revelassem o que uma corrida diária de 10 minutos pode fazer por ti.

1. Podes recuperar o teu charme

2. Podes melhorar o teu humor

O exercício faz com que o corpo liberte substâncias químicas chamadas endorfinas, que podem ajudar a melhorar o humor e aliviar o stress. “Estas boas mudanças químicas no teu cérebro podem realmente acontecer num espaço de 10 minutos, relaxando e tornando-o mais feliz”, revela John Brewer, professor de desporto e exercício e autor de Run Smart. O ato de marcar um objetivo também pode ter um efeito positivo na tua saúde mental. “O outro bónus do estabelecimento de metas é que isso é ótimo para a tua saúde mental, melhorando o humor quando cumpres o que te propões a alcançar”, diz McGrattan.

3. Pode prolongar a tua vida útil

O Homem-Aranha pode achar que as teias giratórias são o melhor meio para se movimentar em Manhattan, mas este próximo fato pode encorajá-lo a mudar de ideias: “Há evidências que provam que correr apenas uma vez por semana pode não só prolongar a esperança média de vida, mas também aumentar a qualidade de vida dentro do que é a tua vida útil ”, revela Brewer. “A corrida demonstrou reduzir a tensão arterial, reduzir os níveis de colesterol, reduzir a incidência de diabetes tipo 2, ataques cardíacos e até alguns tipos de cancro. 10 minutos? Tudo se resume a isso.”

4. É tempo suficiente para enfrentar uma colina

Se não queres correr de costas, mas ainda queres um bom desafio, descer uma colina é uma maneira inteligente de desenvolver a força das pernas num curto espaço de tempo. “As pessoas costumam dizer que danifica as articulações dos joelhos correr muito depressa mas, se andares bem, vais fortalecer”, diz Brewer. “Desde que sejas sensível e não corras, usar a força de travagem da perna enquanto estás a descer cria contrações excêntricas dos músculos porque estão a ser esticados ao mesmo tempo em que se tentam contrair e isso desenvolve os músculos de uma maneira boa”.

5. Uma pausa para quem trabalha

“Uma corrida rápida pode melhorar a tua concentração e foco quando voltas para a secretária, enquanto reservas também um tempo para almoçar ou para conversar com amigos”, diz McGrattan. Isto é particularmente verdade para o número crescente de profissionais em teletrabalho que tendem a definir as próprias horas em casa. “É certamente muito útil para pessoas que trabalham em casa, porque é mais provável que sejam capazes de largar tudo e fazer uma corrida rápida quando quiserem, além de estarem mais perto de espaços verdes do que num escritório…”

6. Limita o teu tempo sedentário

De acordo com McGrattan, manter-se saudável é dividir o tempo sedentário: “Sabemos que quando se é sedentário, o corpo entra em modo de armazenamento e começa a armazenar gordura. O corpo é projetado para se movimentar, por isso, se não estiveres em movimento com frequência, então podes estar a causar stress nas tuas células, o que as prejudica, por isso é ótimo interromper o comportamento inativo a curto prazo diariamente. Além disso, o que te custam 10 minutos? Lavar a louça?”

Há muitas evidências que mostram que a autoestima de uma pessoa pode ser melhorada mesmo a curto prazo. Faz boas e difíceis sessões de 10 minutos e vais sentir-te bem contigo mesmo e até um pouco convencido

Professor John Brewer, autor de Run Smart

7. Pequenas tiragens diárias podem sobrecarregar os pulmões

“Só precisas de ler um jornal agora para saber que nunca houve um momento mais importante para as pessoas comuns manterem a função pulmonar”, diz Brewer.” Pesquisas mostram que períodos mais curtos de exercícios de alta intensidade têm um efeito igualmente benéfico para os pulmões e coração, como exercícios mais firmes e longos”, diz Brewer. Isto é muito importante para aumentar a capacidade de transporte de oxigénio dentro do corpo”.

8. Vais ficar em forma num 5×5

Se desejas voltar a ficar em forma, as corridas são a plataforma perfeita para recuperar a forma física. “Desportos de alta intensidade, baseados em sprints rápidos e curtos períodos de recuperação, exigem um tipo muito específico de condicionamento físico”, diz Brewer. “Ao contrário de uma hora de corrida, 10 minutos de treino de alta intensidade retiram o corpo da sua zona de conforto e colocam-no numa situação de sobrecarga, da qual obténs um nível mais alto de batimentos cardíacos e movimentos de força, o que só ajuda com exercícios mais intermitentes”. O corpo responde a essa sobrecarga e adapta-se”.

9. Vais melhorar a tua autoestima

Existem muitos estudos que mostram que a autoestima de uma pessoa pode melhorar com uma só corrida”, diz Brewer. “Ganhas muito músculo, acabas por perder gordura corporal e sentes-te muito bem contigo mesmo, o que pode ajudar todas as áreas da tua vida, do trabalho e não só.”