Teste ao Calçado de Trail Running Homem EVADICT MT CUSHION 2

Estas novas sapatilhas da Decathlon, as EVADICT MT CUSHION 2 foram totalmente repensadas, com foco no amortecimento e conforto.

Com um drop de 4mm (mesmo como eu gosto), e com 22 mm de altura de espuma KALENSOLE no calcanhar e 18 mm na biqueira, as EVADICT MT CUSHION 2 deram-me bastante estabilidade em terrenos mais técnicos, sendo que os pitões de 5mm e a borracha da sola agarram bastante bem o chão. Segundo a marca, estas sapatilhas são adequadas para terreno mole e rijo. Infelizmente não me foi possível, ainda, testar os extremos (lama e pedra “pura”) mas os restantes testes feitos foram bastante satisfatórios, e serão os principais sapatos que usarei na preparação dos 100km do Trail de Abrantes que decorrem em outubro próximo

Publicidade

O tamanho escolhido, o 43 dá-me a folga necessária na frente, e o reforço de borracha (com refletor no topo) ajudaram-me a ver à noite onde tinha a ponta do pé, deixando alguma margem de segurança para encontros inesperados com pedras e outros obstáculos. A “caixa” do sapato, talvez devido ao têxtil utilizado, o MATRYX® é “folgada”, leve e respirável,  dando espaço aos dedos, sendo que no entanto não deixou o pé oscilar muito lateralmente, o que é bastante positivo.

A bolsa na pala para guardar os cordões é muito prática e muito bem vinda, sendo prática de usar para retocar o aperto, se necessário. A espuma KALENSOLE presente na entresola, segundo a marca, melhora a impulsão, e leva a um melhoramento do amortecimento de 18% relativamente ao modelo anterior, e 57% de restituição de energia. Isso nota-se efetivamente na aceleração, especialmente em subidas onde ainda haja forças para isso.

Por fim, falta falar do impacto ambiental destas EVADICT MT CUSHION 2, área onde a Decathlon é especialmente cuidadosa. Ao diminuir o número de componentes e ao refinar o calçado, optando por matérias ultraduradouras e leves como o tecido MATRYX®, a marca obtém um ganho em CO2 de 15,5% para o calçado de homem, comparativamente com a versão anterior. Os cordões são reciclados, e os reforços, a malha de rede da pala e o forro da palmilha são em poliéster reciclado.

Em suma, estas EVADICT MT CUSHION 2 foram confortáveis desde a primeira utilização, e prevejo muitos e alegres quilómetros com elas, haja pitões para gastar e Serra para desbravar.

Obrigado ao AMinhaCorrida e à Decathlon pela oportunidade de experimentar este produto.

Leave a Reply