As saladas são quase sempre alternativas mais saudáveis quando pretendemos perder algum peso ou manter a forma, evitando excessos. Mas há que ter em atenção que a salada é muito mais do que os ingredientes que mistura. A forma como tempera a salada vai ter uma grande influência no aporte calórico. Alguns molhos e temperos podem estar a tornar a sua refeição mais calórica do que deseja.

Cuidado com o sal
Independentemente da escolha de molho que faça, é importante que não abuse na quantidade de sal. O excesso de sal vai aumentar a retenção de líquidos e a hipertensão arterial.

Publicidade

Azeite
É usado na cozinha mediterrânica desde sempre e as suas propriedades são muito benéficas para a nossa saúde. O azeite é uma boa opção para temperar as suas saladas. É rico em gorduras insaturadas e ómega 3, que vão ajudar no equilíbrio do colesterol. Além disso, o azeite é rico em antioxidantes que combatem os radicais livres e agem na prevenção do envelhecimento das células da pele.

Veja algumas sugestões de temperos saudáveis para as suas saladas:

Molho de manga
Num liquidificador, misture a polpa de duas mangas maduras, o sumo de uma laranja, duas colheres de sopa de vinagre, três colheres de azeite e sal q.b.. Bata até formar um creme e está pronto a temperar as suas saladas.

Molho agridoce de maçã
Junte no liquidificador uma maçã grande, sem casca, um dente de alho, meia cebola, meia cenoura, meia chávena de vinagre e uma chávena de azeite. Bata tudo, tempere com sal e está pronto a servir.