Os dias frescos de outono estão a chegar e com isso vem a temporada de corridas de outono. Se tem uma maratona no calendário nos próximos meses, provavelmente já treina profundamente e pode estar preso numa rotina de treino. Saia da monotonia com este treino divertido e desafiador que o deixará pronto para pegar um novo PB no dia da corrida.

O treino

Este exercício permite que teste um pouco a sua velocidade enquanto adiciona algum volume à sua semana, mas se o estimula corretamente, não o apagará completamente pelo resto do treino da semana.

Deve tentar correr a cada 400 metros em ritmo de 5 km, o que não é muito rápido para um intervalo tão curto, mas começará a parecer um desafio à medida que o treino avança. Como alternativa, pode começar de forma mais conservadora e tentar aumentar o seu ritmo a cada série.

Este é um treino de alto volume, então a maioria dos treinadores não recomenda fazê-lo nos estágios iniciais do treino de maratona. Se é novo no trabalho de velocidade , pode cortar cada intervalo pela metade e correr 200m seguidos por uma corrida de 200m. Se não tiver uma trilha para completar este exercício, pode fazer os 400s em intervalos de dois minutos cronometrados.

4x4x400m

Aquecimento:  corrida fácil de 10 a 15 minutos, seguido por exercícios e passadas de treino

Treino:  4 séries de 4x400m com 1:00 de descanso entre cada intervalo e 3:00 de descanso entre cada série.

Arrefecimento:  corrida fácil de 10-15 minutos seguido de alongamento leve