A postura errada, além de reduzir o rendimento na corrida, pode levar a uma série de dores e lesões. Confira a seguir os erros mais comuns.
Manter uma postura errada durante a corrida prejudica o desempenho e pode levar a uma série de dores e lesões.
O ideal é sustentar o tronco ligeiramente inclinado para a frente, a cabeça centrada e os braços agindo como pêndulos ao lado do corpo, com os cotovelos flexionados em 90°.
“As mãos devem permanecer semicerradas e o indicado é evitar a rotação lateral do tronco”, orienta Paulo Belangero, ortopedista e traumatologista do desporto, do Centro de Traumatologia do desporto da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
Confira a seguir os erros mais comuns entre os corredores.
- Exagerar nos movimentos.
“A corrida é um desporto que exige velocidade e economia de energia. Portanto, a pessoa precisa saber que todo gesto realizado desnecessariamente repercutirá na performance”, ressalta Belangero.
- Olhar para baixo e curvar-se muito à frente.
Pode causar uma cifose (curvatura para a frente) na coluna dorsal, provocando dores na lombar e na região cervical (pescoço).
- Inclinar o corpo para trás durante a corrida.
O hábito pode levar a uma lordose (aumento da curvatura) da coluna, desperdiçando energia nas passadas e favorecendo dores nas costas, contraturas e torcicolos.
- Ter músculos glúteos fracos
O excesso de treino ou por falta de fortalecimento adequado da região.
“Nesses casos, a bacia pode pender de um lado para o outro além do normal, provocando escoliose desvio da coluna e dores na bacia e na coluna”, alerta Henrique Cabrita, médico do desporto especialista ortopedia e cirurgia de quadril do Instituto Vita, de São Paulo (SP).
- Correr em terrenos lateralmente inclinados
Como beiras de estrada ou praias de tombo, inclinando a coluna e sobrecarregando a musculatura das costas e das pernas.
Pode provocar inflamações na região dos quadris, como uma tendinite na banda iliotibial (faixa de fibras que ligam a bacia ao joelho).
- Correr com os ombros fechados
Ou seja, em rotação interna.
“Isso dificulta a respiração, em especial a inspiração”, aponta Cabrita.
- Girar em excesso os pés
Tanto para dentro como para fora, sobrecarregando joelhos e tornozelos.
Para manter uma boa postura é fundamental realizar exercícios educativos e alongamentos. “Mas, de qualquer forma, é preciso lembrar que cada corredor tem uma postura particular para o desporto que, mesmo com pequenos desvios do habitual, pode ser adequada para ele e não necessariamente levará a lesões”, pondera Cabrita.
O importante é lembrar que nunca será normal que a corrida desencadeie dores na coluna, seja durante ou após os treinos.
[…] as muitas dúvidas e medos dos atletas, uma é a questão da musculação ser ou não benéfica à performance. Tudo o que o corredor quer é ser indestrutível, ganhar sempre e sem nenhuma dor muscular. Sonho? […]