As saucony Endorphin Pro2 são umas sapatilhas de corrida com uma placa carbono topo de linha da Saucony.

Este modelo foi lançado no início de 2020 e foi um dos primeiros e verdadeiros concorrentes do líder do setor Nike Vaporfly NEXT%. O Endorphin Pro foi um calçado de sucesso com um estilo de corrida único, diferente do Vaporfly e de muitos outros carros de corrida que se seguiram.

O Endorphin Pro 2 é, à primeira vista, uma atualização relativamente monótona, pois parece mudar apenas a parte superior. A entressola e a sola e, tanto quanto sabemos, a placa de carbono permanecem inalteradas.

O sapato era definitivamente uma abordagem completamente diferente no tema da placa de carbono / novas espumas empolgantes.  A principal sensação que me acompanhou neste teste de corridas com as Endorphin Pro  é aquela sensação ‘rocker’ incrivelmente pronunciada que Saucony chama de Speedroll quanto mais rápido, mais rápido vais.

A versão 2 é uma pequena atualização ostentando oficialmente apenas mudanças na parte superior com Saucony chamando um ajuste de calcanhar mais confortável, novos atacadores antiderrapantes e um padrão de malha atualizado com perfurações para respirabilidade.

DESEMPENHO (RIDE / SPEED)

A espuma PWRRUN PB tem alguma elasticidade, mas a maior parte da magia acontece com a tecnologia Speed ​​Roll

O Pro 2 tem um rolar eficiente. Esforços longos e consistentes são o que este sapato faz de melhor.

A placa se encaixa imediatamente e passa rapidamente pelo meio do pé.  A corrida  não é agressiva, mas o antepé rígido é percetível. Há uma queda de 8 mm que não é super perceptível.

A sensação da entressola é bastante neutra, com uma leve tendência à suavidade devido ao material da entressola. Não é firme, mas não é super macio, pois a placa oferece alguma rigidez.


ESTABILIDADE

Endorphin Pro 2 é um calçado de corrida para distâncias neutras. No entanto, existem alguns elementos que adicionam estabilidade. No típico estilo Saucony, a sola tem alargamento medial e lateral da sola.

Isso é mais evidente no calcanhar e no antepé. O mediopé não tem muito disso e, como se estreita um pouco, oferece menos estabilidade. Existem algumas paredes laterais suaves na sola intermédia do PWRRUN PB que se erguem em ambos os lados do meio-pé. Isso, com a placa S, compensa o ligeiro estreitamento do meio-pé por último, já que a transição pelo meio-pé é bastante rápida. O antepé é o mais estável com a sola arredondada, placa e mola significativa do dedo do pé. Quem procura um antepé estável adorará este calçado. O PWRRUN PB não é a espuma mais macia, portanto, quando combinado com o rocker e a placa, fornece uma transição rápida que fornece alguma orientação para a frente.

A QUEM SE DESTINA ESTE SAPATO (Conclusão)

Endorphin Pro 2 é para quem procura uma corrida protetor e eficiente com um ajuste seguro, respirável e ligeiramente confortável. A segurança do calcanhar foi dramaticamente melhorada com o bloqueio adicional no meio do pé. O Speed ​​Roll, PWRRUN PB e placa de carbono criam uma corrida suave que funciona muito bem para corridas de 10k até a maratona.

CATEGORIA DE SAPATO

Fit: A- (Calcanhar e meio-pé seguros. Dianteiro ligeiramente confortável com um ajuste de estilo de corrida. Malha muito arejada com grande segurança de calcanhar sem grande contraforte)

Desempenho:  A-  (Speedroll é eficiente e eficaz na corrida um ritmo constante ao longo de uma longa distância)

Estabilidade:  B +  (Speedroll, alargamento da sola e placa fornecem uma corrida confortável. Meio do pé ligeiramente instável, mas um pouco compensado com as paredes laterais e travado na parte superior)

DPT / Ciência do calçado: A- (Placa muito bem integrada, dedo do pé mola que funcionará muito bem para pessoas que precisam de uma corrida rápida.

Opinião  (Excelente sapato de corrida de longa distância. Limitado a distâncias mais curtas. Melhor para intervalos mais longos, corridas de tempo e está entre as minhas principais escolhas para uma maratona no momento)

Conclusão da velocidade da Saucony Endorfina PRO

Mais uma vez, é difícil para mim não apenas exagerar nesta sapatilha. Não é perfeito. Existem falhas. Mas essas falhas são do tipo que consigo superar.

A próxima coisa é aprender a correr neles. Esses ténis precisam que corra de uma certa forma, e descobri que precisei de algumas corridas, não para quebrá-los, mas para aprender a correr com estas sapatilhas.

No entanto, quando digo que eles querem ir rápido, não quero dizer que, de repente, um corredor das que faz 50 minutos, vai logo fazer 40 minutos aos 10 km. Vão ajudar a manter o ritmo, ajudará a um ritmo mais elevado não sentir tão cansado nas pernas, menos esforço, isso acaba por ser treino. A grande desvantagem é a aderência, mas, francamente, a incrível vantagem dos sapatos faz-me superar isso. Este é um sapato que vou manter em rotação e continuar a correr até elas cederem. Com estas sapatilhas sou um Cristiano Ronaldo Running.