Correr não é só correr…requer dedicação, esforço e muita disciplina. Antes de querer começar a correr, devera traçar bem o seu objetivo de depois sim planificar o seu planeamento de treino. Um treino organizado, faz com que não perca o seu foco. “ Nunca por a carroça a frente dos bois”
O plano de treino, pretende desenvolver diversas qualidades ou capacidades físicas: força, flexibilidade, resistência, velocidade, equilíbrio, coordenação, agilidade, ritmo, descontração.
Correr não é só calçar uns ténis, e começar a correr. Existe todo um processo que o atleta nunca devera por de parte. Disciplina é fundamental. Para que toda a magia aconteça.
O treino é toda uma dedicação e tempo . “Não vale apena traçar um objetivo, sem disciplina”.
Tudo faz parte do plano de treino, a vida social, uma boa nutrição, e boa recuperação. Melhorando assim o desempenho do atleta.
Ais que a postura e boa técnica é importante para que o atleta tenha uma passada eficiente, porque correr é conseguir transportar de forma eficiente o peso do nosso corpo.
A técnica de corrida é importante para evolução do atleta, torna a corrida mais económico e eficaz.
Se aceitarmos que realmente existem benefícios com a melhoria da técnica de corrida, então devemos melhora la, que porque os exercícios que podemos utilizar são de simples execução e podem ser realizados em qualquer lado, por exemplo no final de um treino de corrida continua, ou durante o aquecimento para um treino intervalado.
Ao ser feito este trabalho, vai contribuir para sua corrida e também a coordenação motora.
A técnica de corrida tem que fazer parte do treino, é uma peça fundamental.
Exercícios técnica de Corrida.
1 – Skiping Baixo ((Ankledrill)
Características técnicas mais importantes : o apoio pelo ativo pelo terço anterior do pé com o movimento circular, extensão completa da perna de impulsão, bacia alta, tronco direito, trabalho descontraído e coordenado dos braços. subida ligeira dos joelhos, grande frequência gestual.
Objetivos: o principal objetivo é conseguir uma grande frequência, sem alterações significativas da postura.
Erros mais frequentes: contração excessiva; perna de impulsão fletida, apoio incorreto do pe no solo; movimentos descoordenados dos braços; pouca frequência gestual.
2 – Skipping Alto (Highkneerun)
Características técnicas mais importantes: apoio ativo pelo terço anterior do pé, extensão completa da perna de impulsão; bacia alta; tronco direito; trabalho descontraído e coordenado dos braços, subida dos joelhos joelhos à horizontal, movimento circular das penas, pé fletido, frequência elevada.
Objetivos: manutenção de uma atitude alta e simulação da fase de balanço á frente com subida dos joelhos, extensão da perna de impulsão e movimento circular
Erros mais frequentes: subida exagerada do joelho ou demasiado baixo; perna de impulsão fletida e bacia atrasada; movimento pendular das pernas; apoio incorreto do pe no solo (pela ponta do pe pelo calcanhar); movimentos descoordenados dos braços; apoios pouco ativos e pouca frequência gestual.
3 – SKIPPING Atras (ButtKickers)
Características técnicas mais importantes: apoio ativo pelo terço anterior do pé; flexão rápida da perna por baixo do glúteo , tronco direito e bacia alta, trabalho dos braços, frequência elevada.
Ojectivos: simular a fase da recuperação da passada de corrida, conseguindo ao mesmo tempo um movimento descontraído e de grande frequência gestual
Erros mais frequentes: excessiva inclinação do tronco à frente; recuperação da perna a bater muito atras, movimentos descoordenados dos braços, pouca frequência, contração exagerada, apoio no solo pela ponta do pe (a travar).
4 – Saltos Ritmados de pe para pé
Características técnicas mais importantes: apoio muito dinâmico pelo terço anterior do pe; movimento o pe em “grifée; extensão completa da perna de impulsão; bacia alta; tronco direito, movimento coordenado dos braços.
Objectivos: Treinar dinâmico e o movimento de “grifée” d apoio, sendo um excelente exercício para estabilização de uma boa postura solida e alta da corrida.
Erros mais frequentes: apoio pouco dinâmico do pe no solo, apoio incorreto do pe ( pela ponta do pe ou pelo calcanhar); flexão da perna de impulsão, tronco demasiado atrasado com um movimento demasiado amplo (chutos para frente) das pernas; movimento descoordenados dos braços.
Combinações de Exercícios
A partir destes quatro exercícios é possível fazer diversas combinações, jogando com fatores de complexidade e dificuldade, ou com fatores de velocidade de execução. outro tipo de combinações pode ser feito alternando os diferentes exercícios.
Objetivos : estas combinações podem ter varias objetivos, como quebrar a monotonia do treino, proporcionando aos atletas exercícios mais variados; melhorar a coordenação motora com a introdução de exercícios mais complexos, alternar movimentos de grande frequência com movimentos mais lentos, como estímulos neuromusculares.
TÉCNICA DE CORRIDA -EXERCÍCIOS
5 -SkippingPernas extensão-pointer(Straight legskips)
6 -Skipping lateral (Lateral skips)
Um grande atleta não é só aquele que ganha e tem futuro, mas sim, todos aqueles que estão empenhados em dar o seu melhor lutando pelos seus objetivos. luta sem medos.
Fonte: Carla Tavares – Personal Trainer @ Fitness Hut Almada
Fotos: Liete Couto Quintal
Fitness Hut – Ginásios premium lowcost em Lisboa, Porto e Braga
“Treinar o músculo é o desenvolvimento do cérebro”
