O percurso que teve como ex-líbris a partida na Ponte 25 de Abril com um percurso extraordinário pelas históricas e inesquecíveis ruas de Lisboa. Com a Meta instalada em frente ao grande Monumento “Mosteiro dos Jerónimos” é uma das corridas mais atrativas do mundo!
A EDP Meia Maratona de Lisboa é o maior evento de atletismo de Portugal e reúne anualmente mais de 35.000 participantes. Este ano a Meia Maratona de Lisboa contou com atletas de 14 países no pelotão de elite, com uma das representações mais diversificadas de sempre, e mais de 30 mil inscritos nas várias provas que abrilhantaram o fim de semana. Sábado realizou-se a prova Luso 7k e hoje domingo a Meia e Mini Maratonas.
A Meia Maratona de Lisboa é o único evento que nos permite correr na ponte 25 de Abril, sendo recompensado o nosso esforço com uma das mais belas vistas sobre a cidade de Lisboa. Houve também a distância de Mini Maratona Vodafone com um percurso de 10km que partiu do mesmo local.
Hoje o inverno brindou-nos com um dia maravilhoso, que começou por ser de nevoeiro, mas aos poucos foi abrindo dando lugar a um bonito dia de primavera .
Os vencedores absolutos da prova foram dois atletas etíopes Nibret Melak no masculino e Almaz Ayana no prova feminina.
Nibret Melak completou os 21 quilómetros da corrida em 59:06 minutos, deixando para trás o compatriota Hagos Berhe, que ficou em segundo lugar com mais um segundo, e o queniano Vincent Ngetich, em terceiro a quatro segundos.
Na prova feminina, Almaz Ayana chegou isolada à meta na zona de Belém, em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, com o tempo de 1:05.30. O pódio feminino foi exclusivamente composto por atletas etíopes, com Girmawit Gebrzihair Gebru em segundo lugar, com mais 20 segundos, e Tiruye Mesfin em terceiro, a 58 segundos.
Por Carla Fernandes