O triatleta norueguês Kristian Blummenfelt faturou o ouro dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o primeiro grande título da sua carreira.

A medalha de prata ficou com o britânico Alex Yee e a de bronze com o neozelandês Hayden Wilde, numa prova onde o francês Vincent Luis, ganhador dos dois últimos Mundiais da modalidade, conseguiu chegar apenas na 13ª posição.

Blummenfelt, de 27 anos, parecia o participante mais em forma da temporada, como demonstrado pelas duas vitórias este ano nas etapas das World Triathlon Series em Yokohama e Lisboa.

Com a ausência do detendor dos dois últimos títulos olímpicos, o britânico Alistair Brownlee, a prova estava aberta com vários candidatos ao ouro.

O norueguês, que foi acompanhado na parte final da prova por Yee e Wilde, que garantiram os três primeiros lugares, deu um sprint durante a corrida a menos de um quilômetro da chegada, distanciando-se dos adversários para garantir o ouro.

Blummenfelt venceu com um tempo de 1 hora, 45 minutos e 4 segundos, cruzando a linha de chegada com 11 segundos de vantagem sobre Lee e 20 sobre Wilde.