Correr, correr e correr. Esta é a razão da existência da americana SAUCONY, uma das mais antigas marcas desportivas do mundo. Os corredores são o combustível que abastece as inovações e tecnologias criadas pela marca, sempre visando o conforto e o desempenho.
Os corredores são o foco da marca, o desenvolvimento de cada produto é a pensar no atleta.  Eles mantêm-na competitiva. Eles, na verdade, são responsáveis por manter a SAUCONY viva. Nunca parar de correr é a chave de sucesso desta marca centenária.
A história 
A história começou no ano de 1898 quando quatro sócios (William Donnoyer, Thomas  Levan, Walter Snyder e Benjamin Reider) fundaram uma modesta empresa de calçados na pequena cidade de Kutztown, no estado da Pensilvânia, às margens do riacho Creek Saucony, de onde o nome da marca originou-se.
Somente em 1906, a primeira fábrica da SAUCONY foi construída. Em 1910 essa fábrica já produzia 800 pares de calçados por dia, direcionados para crianças e adultos. Ainda em 1910, o imigrante russo Abraham Hyde e os seus filhos estabeleceram uma pequena empresa de calçados na cidade de Cambridge, estado de Massachusetts, chamada A.R. Hyde and Sons.
Inicialmente a empresa vendia calçados feitos de pedaços de carpetes para mulheres e crianças. Ao longo dos próximos anos a Hyde tornou-se conhecida por seus calçados de alta qualidade e tecnologicamente inovadores e especializou-se em calçados desportivos, especialmente a partir de 1932 quando introduziu a sua primeira linha de calçados desportivos para a prática do skate.
Com o passar dos anos, a Hyde ganhou reconhecimento pela qualidade e busca constante por inovações tecnológicas, e já disponibilizava calçados para outros desportos.

Já a SAUCONY soube aproveitar a enorme popularidade do atletismo e o grande número de corredores que surgiam. Nesta época, não havia ténis específicos para corridas. As pessoas corriam com calçados com pregos (travas), de couro ou simplesmente descalças.
Foi então, que no ano de 1958, a SAUCONY se propôs a criar um calçado para ajudar os atletas a correrem melhor. Era o surgimento do primeiro modelo de ténis de corrida, o Spike 7446. Durante os anos de 1960, a Hyde foi escolhida pela NASA para produzir os primeiros calçados para os astronautas no projeto da missão Apolo. As botas utilizadas pelo primeiro astronauta a andar no espaço, Walter Cunningham, traziam a marca da Hyde. Em meados desta década, a Hyde passou a focar a sua produção em calçados para corrida. E finalmente em 1968 a Hyde Athletic Industries comprou a Saucony Shoe Manufacturing Company, então uma marca desportiva de nicho para corredores.

 

 

Publicidade
A marca SAUCONY começou a ganhar enorme destaque a partir de 1977, quando um dos seus calçados foi reconhecido como o melhor ténis de corrida por uma renomeada revista americana.
A publicidade resultante desta matéria estabeleceu uma enorme reputação da SAUCONY na produção de calçados desportivos de alta qualidade e desempenho. Ao mesmo tempo, deixou de ser uma marca especializada somente em corridas para se tornar um dos fabricantes mais populares do país, não somente para a prática de exercício físico, mas como calçados casuais. Em 1979, dois ténis de corrida da marca foram selecionados no top 10 pela revista Runner’s World (o modelo Hornet foi escolhido como o de melhor valor) e na primavera seguinte a procura do produto subiu 20 vezes.
Durante a próxima década, marcas desportivas começaram a introduzir nos seus calçados alguns avanços tecnológicos que são agora comuns no segmento de corrida. A marca não ficou atrás e lançou alguns dos seus modelos mais lendários, como, por exemplo, o Trainer 80, um dos primeiros calçados para corrida a ter (sola) antiderrapante e retirar a folha de papelão das solas, habitual para calçados desportivos na época, e costurar a parte superior diretamente na entressola para conseguir um ténis mais leve e natural.
.

Em 1981, foi lançado no mercado um dos seus modelos mais icónicos, o SAUCONY JAZZ considerado na época o calçado mais técnico em desempenho, estabelecendo assim a tradição de conforto da marca para a prática de corridas.

Mais tarde o modelo iria se tornar o mais popular calçado da marca e o centro da coleção SAUCONY ORIGINALS, uma linha de ténis rcasual.
Pouco depois, em 1983, um acontecimento marcaria positivamente a história da SAUCONY: o atleta patrocinado pela marca, o neozelandês Rod Dixon, venceu a tradicional maratona de Nova York num dos finais mais dramáticos já vistos nesta prova, alcançando o líder, Geoff Smith, no quilómetro 41 e vencendo por apenas 9 segundos de diferença, o que resultou numa forte divulgação da marca.
Além disso, nesta década a SAUCONY expandiu a sua linha de ténis com o lançamento de modelos para corridas de maratona e triatlo, conquistando assim a lealdade de mais e mais corredores de longa distância.
Em 1991, a SAUCONY lançou o sistema Grid™, provando ser a primeira tecnologia de meia sola a oferecer tanto amortecimento quanto estabilidade em simultâneo. No ano seguinte os calçados da SAUCONY começaram a ser distribuídos no Japão, e pouco depois na Europa.
Já em 1993 a marca introduziu no mercado o primeiro calçado com duas densidades de EVA moldado. Na parte média da entressola ficava a parte mais firme do EVA que controlava o ângulo máximo de pronação, nas demais o EVA mais macio para garantir o conforto do corredor.
No decorrer dos próximos anos os calçados da marca tornaram-se extremamente populares entre os praticantes de corridas e as vendas aumentaram muito. Com isso, no final desta década, a SAUCONY havia se tornado a marca dominante da Hyde, e o nome da empresa foi oficialmente mudado de Hyde Athletic Industries para SAUCONY INC.
 Em junho de 2005, a Stride Rite Corporation, fabricante de calçados como a Keds, Sperry Top-Sider, entre outros, anunciou a compra da SAUCONY. No ano seguinte, a marca criou nos Estados Unidos a fundação Run For Good para ajudar a combater a obesidade infantil com programas de corridas.
Em 2007, a marca recebeu o Prémio Best Innovation da revista americana Runner’s World pela tecnologia de sola Flexion Plate, responsável por proporcionar melhor eficiência na absorção de choque e retorno na propulsão da passada, desde o calcanhar até os dedos. Era uma demonstração da capacidade inovadora da SAUCONY.
Em 2009 ocorreu o lançamento do ténis KINVARA, um marco na história da SAUCONY. Inspirado nas demandas dos atletas patrocinados pela marca, o modelo permitia-lhes executar de uma forma mais natural a corrida, sem prescindir do amortecimento. Ele foi projetado com uma inclinação de apenas 4 milímetros a partir do calcanhar ao dedo do pé, sendo pioneiro que se tornaria conhecida como corrida natural.
Em 2011, a SAUCONY lançou o modelo HATTORI e continuou a frente de inovações e tecnologias no mercado de corridas. Dois anos mais tarde, a marca ganhou mais um prêmio. O SAUCONY VIRRATA foi eleito o melhor ténis para corrida de rua, cujos diferenciais eram o baixo peso, amortecimento médio e zero de drop.
Em 2012, a marca SAUCONY, assim como a Keds, a Stride Rite e a Sperry Top-Sider, foram adquiridas pela Wolverine World Wide.
Como todos os fabricantes de calçados de corrida, a SAUCONY utiliza muita tecnologia para melhorar o desempenho dos seus ténis. O sistema de amortecimento Grid™ tem sido usado por mais de 15 anos nos seus calçados.
Mais recentemente a tecnologia Comfortemp se tornou um enorme avanço tecnológico na indústria de calçados desportivos. Essa tecnologia pode “ler” a temperatura da pele e reagir opostamente, para ficar mais frio quando está quente e mais quente quando está frio. E são justamente os corredores que inspiram a marca a criar e produzir os melhores produtos de corrida do mercado.
A Saucony 2019 revoluciona o mercado com o lançamento do modelo endorphin, uma sapatilha com uma placa de carbono.
As tecnologias 
A SAUCONY busca incessantemente inovação e tecnologias que proporcionem conforto, segurança e desempenho para milhões de corredores ao redor do mundo.
Com investimentos permanentes em design e tecnologia, os seus produtos possuem melhor absorção do impacto proporcionando estabilidade conforme as necessidades de cada atleta. Entre as principais tecnologias, é possível destacar:
FlexFilm (cabedal)
Material leve, porém resistente e sem costura, que permite uma sensação flexível nas camadas do cabedal.
Hidramax (cabedal)
Material de revestimento do forro que combina propriedades absorventes com uma sensação de pelúcia para maior conforto.
Sauc-fit (cabedal)
Sistema de ajuste que trava o médio-pé a plataforma, oferecendo maior segurança ao calcanhar.
Arc Lock (cabedal)
Que oferece melhor sustentação do pé.
iBR+ (sola)
Material 33% mais leve e que proporciona três vezes mais amortecimento em comparação com as borrachas padrão.
XT-900 (sola)
Sola de borracha com material de carbono Premium que oferece tração excepcional e de baixo desgaste.
ProGrid (entressola)
Mais responsivo que o EVA, o ProGrid proporciona amortecimento incrível num produto muito leve.
SRC (entressola)
Proporciona atenuação do choque e prepara o pé para uma transição suave.
Power Grid 
O material Powerfoam é integrado com a tecnologia Grid™ para criar um sistema que centraliza o pé de forma eficaz, absorve o impacto e distribui a pressão gerando melhor resposta na saída da passada.
A evolução visual 
O logotipo original da marca foi introduzido em 1900. Ele representa o fluxo constante de água do riacho Saucony Creek. Já os três pontos representam as rochas emblemáticas do leito do riacho, sendo uma característica própria do local. Esse logotipo passou por algumas acentuadas alterações ao longo dos anos, mas sempre manteve a arquitetura do seu símbolo, que foi bastante modernizado. A última atualização na sua identidade visual ocorreu em 2007, com o nome da marca sendo escrito em letras minúsculas e a apresentação de um novo design para o símbolo.

Os slogans 
Find your strong. (2012)
Run anywhere. (2008)
We exist for runners. (2008)
Loyal to the Sport. (2000)
Shoes for the great American athlete. (1987)
The mark of innovation. (1983)
Continuous innovation in running shoes. (1981)
Shoes for serious runners. (1981)
The best in the long run. 
Running strong since 1898.

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1898 
● Fundador: William Donnoyer, Thomas Levan, Walter Snyder e Benjamin Reider 
● Sede mundial: Lexingtox, Massachusetts, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Wolverine World Wide, Inc. 
● Capital aberto: Não
● CEO: Blake Krueger 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Equipamentos desportivos
● Principais produtos: Tênis para corrida, roupas e acessórios 
● Concorrentes diretos: Nike, Adidas, Mizuno, Asics, New Balance, Brooks, Etonic e Newton Running 
● Slogan: Find your strong. 
A marca no mundo
Hoje em dia a SAUCONY, que produz calçados desportivo para corrida, caminhada, trilhos, cross country e atletismo, está presente em mais de 100 países ao redor do mundo. Além disso, como uma marca de estilo de vida combina desempenho, inovação e estilo para produzir calçados e vestuários para os corredores em toda parte do mundo.
 sabia? 
● Segundo historiadores a palavra “saucony” vem da expressão indígena “saconk”, da tribo Lenni Lenape, que significa “onde dois rios correm juntos”.
● As caixas de calçado da SAUCONY já tiveram a frase “sock a knee” (como se pronúncia o nome da marca) impressa nelas.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites fespecializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas)