Nos dias de hoje existe uma grande necessidade de as pessoas mostrarem os sues corpos “FIT” e os seus treinos nas redes sociais. Levando a uma maior procura de profissionais especializados na área para realizar treinos indoor e/ou outdoor, associados a uma alimentação e estilos de vida saudáveis.

Um método para atingir este objetivo é combinar o treino de força com o treino em circuito (uma das tendências atuais do fitness), fazendo com que exista um maior estimulo corporal e dispêndio energético. Os exercícios realizados devem ser dinâmicos e de alta intensidade, envolvendo grandes grupos musculares, o que faz com que este tipo de treino seja rápido e eficiente em termos de duração. É importante que haja um planeamento dos treinos de forma a que os mesmos sejam diversificados e assim se alcançar os objetivos pretendidos.

Benefícios do treino em circuito:

  • Aumento da capacidade cardiovascular
  • Melhora e aumenta a força e a resistência muscular
  • Tonifica/define
  • Evita a monotonia

 

Treino

1 – Squat + push press – posição de pé, pernas a largura dos ombros, fletir os joelhos ate fazer um ângulo de 90º, voltar a posição inicial, elevar a barra acima da cabeça, esticando os braços e voltar à posição inicial.

2 – Pull up – pendurado na barra fixa e cabeça alinhada com o eixo do corpo, eleve o tronco o mais próximo possível da barra, volte à posição inicial ate esticar os braços.

3 – Ball push up – posição de prancha com os braços esticados, uma mão em cima da bola, fletir os cotovelos até o peitoral quase tocar no chão, voltar a posição inicial e passar a bola para outra mão.

4 – Sled push – posição de pé, pernas ligeiramente fletidas, mãos no trenó com os braços esticados, fletir o trono à frente e empurrar o trenó num movimento contínuo.

5 – Vertical waves – pés afastados à largura dos ombros, joelhos e troco ligeiramente fletidos, segure a corda com as mãos e inicie o movimento de batida da corda no chão alternadamente.

6 – Mountain climbers – posição de prancha com braços esticados, corpo em linha reta, puxar alternadamente os joelhos para cima na direção do abdómen.

Realize este circuito seis vezes entre 10 a 15 repetições com um minuto de descanso entre circuitos. Pode faze-lo três vezes por semana.

 

Fitnesshut Linda-a-velha

Personal Trainer Tiago Coelho