Correr sem se preocupar com tempo é bom, mas para quem quer evoluir no desporto, entender o seu pace é fundamental.

Ele é o ritmo médio de um corredor em determinado trajeto, medido em minutos por quilómetro. Dessa forma, para calcular o pace basta dividir o tempo gasto para percorrer uma distância.

Por exemplo, se um corredor leva 30 minutos para concluir 5 km, então o seu pace é de 6 minutos por quilómetro. Se levar 50 minutos para percorrer 10 km, o ritmo é de 5 minutos.

Estar por dentro dessa matemática é importante porque dá ao corredor condições de avaliar o seu desempenho durante os treinos e até mesmo em percursos diferenciados, com altimetria ou solo irregular, como nas corridas de trilha e montanha.

Como calcular o pace na corrida

Se não tiver um relógio específico ou um aplicativo no celular que faz essa conta automaticamente para você, é possível calcular o pace de forma bem simples, dividindo os minutos gastos durante a atividade pelos quilómetros percorridos.

Só é preciso prestar atenção para converter as casas decimais do resultado do cálculo em segundos, para que o ritmo correto seja mais facilmente identificado. Para isso, basta multiplicar os algoritmos das casas decimais por 0,6.

Exemplos de cálculo do pace:

Tempo de atividade: 30 min
Distância percorrida: 5 km
Cálculo do pace: 30/5
Pace: 6 min/km

Tempo de atividade: 33 min
Distância percorrida: 5 km
Cálculo do pace: 33/5 = 6,6 min/km; 0,6min = 36s
Pace: 6min36s/km

Tempo de atividade: 58 min
Distância percorrida: 10 km
Cálculo do pace: 58/10 = 5,8 min/km; 0,8min = 48s
Pace: 5min48s/km

Tempo de atividade: 1h16min (76 minutos)
Distância percorrida: 15 km
Cálculo do pace: 76/15 = 5,06 min/km; 0,06min = aproximadamente 4s
Pace: 5min04s/km

Calculadora de pace Ativo

Amihacorrida possui uma calculadora de pace, que faz esse trabalho de forma rápida e prática para você. A ferramenta ainda mostra a velocidade relacionada ao pace e também converte para milhas.

Calculadora de performance

Se a sua meta for fazer uma quilometragem específica dentro de um tempo pré-determinado, neste link encontra um simulador que sugere em quais ritmos correr em cada quilómetro, com opções de manter o ritmo durante toda a corrida ou mudar o pace gradualmente de forma crescente, ou decrescente.

Exemplos:
5 km em 27 minutos

É sugerido manter pace de 5min24s durante toda a corrida.

 5 km em 27 minutos acelerando gradualmente
Primeiro km – pace de 5min36s

Segundo km – pace de 5min30s

Terceiro km – pace de 5min24s

Quarto km – pace de 5min18s

Quinto km – pace de 5min12s