Assim que as crianças aprendem a andar, não demora muito para que as vejamos correndo como crianças excitadas e, às vezes, pode parecer que sua energia não tem limites.

Quando  pensa sobre isso, é uma visão familiar ver crianças de 5 e 6 anos correndo incansavelmente em torno de um playground ou numa relva de um parque – apenas para ouvi-los reclamar com a mãe e o pai que eles “não estão prontos” quando é hora de ir para casa!

Observar toda essa energia em crianças pequenas pode fazer alguns pais se perguntarem: meu filho de 10 anos seria capaz de correr em um evento real de longa distância, como uma prova de 5 km? Descobrir a adequação do seu filho para uma corrida de 5 km (3,1 milhas) deve ser determinado em primeiro lugar por um pediatra, a fim de fazer a melhor avaliação com base no histórico médico do seu filho e garantir que os 5 km sejam uma opção segura e saudável para eles .

Publicidade

Depois disso, cabe ao pai decidir se seu filho demonstrou resistência e paixão por correr longas distâncias, e se o amor por correr no parque com a família pode ou não ser traduzido em uma corrida sem parar. evento. Se  já está confiante de que a resposta pode ser sim (ou acredita que seu filho tem um grande potencial), continue lendo para obter dicas sobre como preparar seu filho de 10 anos para a primeira corrida de 5 km e os muitos benefícios de fazê-lo.

Benefícios da corrida para crianças

Os benefícios de manter as crianças ativas são bastante óbvios, mas  sabia que existem benefícios específicos em correr na primeira infância? Incentivar seu filho de 10 anos a correr de longa distância – seja ele completar uma corrida de 5 km ou simplesmente começar a correr como um hobby casual – pode ser uma das maneiras mais eficazes (e mais acessíveis!) para o seu filho se exercitar. Aqui estão alguns dos maiores benefícios que a corrida pode trazer para a vida do seu filho:

Aumento da força óssea

Embora os corredores adultos possam aproveitar as outras vantagens desta lista, o aumento da resistência óssea é exclusivo das crianças. Não só a corrida precoce pode tornar os ossos das crianças mais fortes à medida que se desenvolvem, mas de acordo com uma pesquisa publicada no British Journal of Sports Medicine, os jovens corredores podem realmente prevenir a osteoporose.

Sono melhorado

Seu filho pode não ter muita dificuldade para dormir aos 10 anos de idade, mas à medida que se aproxima da puberdade e da adolescência, o sono se torna ainda mais valioso à medida que suas mentes e corpos começam a se desenvolver em um ritmo tão rápido. Se o seu filho de 10 anos estiver fazendo exercícios regulares graças à corrida, isso melhorará a qualidade do sono.

Melhor foco e concentração

Enquanto dava aula, corredora e escritora infantil, Carol Goodrow observou uma mudança no comportamento de sua aluna quando ela introduziu a corrida no seu plano de aula regular. Como parte de sua classe, as crianças corriam para fora e voltavam para escrever em seus diários. “Percebi que as crianças que eram escritores relutantes estavam de repente escrevendo depois de suas corridas. Eles tinham algo novo e fresco em suas mentes e queriam expressá-lo.”

Aumento da autoestima

Correr é conhecido por liberar endorfinas e nos fazer sentir mais felizes em nós mesmos, mas essa onda de hormônios do bem-estar pode ser especialmente benéfica para as mentes jovens. Completar uma corrida – particularmente um evento como 5k – dará ao seu filho um impulso de confiança quando cruzar a linha de chegada e completar seu objetivo. Repetir isso com bastante frequência colocará seu filho em um estado de espírito motivado e lhe dará coragem para tentar coisas novas em outras áreas de sua vida também.

Uma corrida de 5K é segura para uma criança de 10 anos?

Conhecendo as demandas físicas e mentais que a corrida de longa distância pode colocar nas pessoas, é fácil supor que correr 5 km pode não ser uma forma adequada de condicionamento físico para crianças pequenas. No entanto, os profissionais de saúde revelaram que, desde que a criança esteja adequadamente preparada, esses tipos de corrida podem ser perfeitamente seguros.

O especialista em medicina desportiva pediátrica Dr. Mark Halstead da Washington University, St. Louis revela que: “As distâncias estabelecidas para essas corridas são geralmente muito apropriadas para crianças; são distâncias que normalmente gastariam correndo no quintal com os amigos.” Então, qual é a melhor idade para começar a correr 5k? Dr. Halstead sugere que “as crianças geralmente estão prontas para começar a correr longas distâncias como 5 quilômetros entre as idades de 8 e 10 anos”.

Como Halstead aponta, no entanto, a prontidão de uma criança tem menos a ver com sua idade e mais a ver com a “taxa individual de desenvolvimento e desejo de correr” da criança. A notícia de Caleb Barnes , de 9 anos, ilustra perfeitamente a determinação de uma criança em correr apesar da idade.

Em 2016, Caleb surpreendeu seus pais e médicos ao terminar uma meia maratona (21,1 quilômetros) em tempo recorde para sua faixa etária, terminando em 378º lugar em um total de 4.560 participantes. Se isso não fosse impressionante o suficiente, Caleb também entrou em seus primeiros 5k com apenas 4 anos de idade!

Como preparar meu filho de 10 anos para uma corrida de 5 km?

A história inspiradora de Caleb prova que a paixão de uma criança pela corrida às vezes pode ser mais relevante do que sua idade. Se seu filho é um corredor afiado, cabe a  como pai ou responsável, garantir que uma corrida de 5 km seja segura e saudável para seu filho de 10 anos, certificando-se de 3 coisas:

1. Seus níveis e limitações de condicionamento físico – quais são as metas realistas de condicionamento físico para eles alcançarem? Eles fazem exercícios regulares suficientes em casa/escola?

2. Seu bem-estar físico e mental enquanto treina – seu filho deve poder parar quando quiser. VEstá se certificando de que eles gostam de correr ou está colocando demandas físicas e mentais desnecessárias sobre eles?

3. As precauções que você precisa tomar antes de cada corrida – eles estão recebendo a dieta certa? Eles se alongaram para aquecer seus músculos com segurança?

Para ajudá-lo a responder a essas perguntas, dê uma olhada em algumas dessas dicas para garantir que seu filho de 10 anos tenha tudo o que precisa para se preparar para correr 5k:

Dicas para garantir uma corrida de 5 km segura e saudável

Deixe seu filho definir seu próprio ritmo – Uma corrida de 5 km é uma mini maratona, não um sprint e seu filho nunca deve se sentir pressionado a manter o ritmo de outra pessoa.

Na verdade, manter seu próprio ritmo é parte do atrativo para muitos corredores infantis, de acordo com o especialista em esportes pediátricos Dr. Halstead: quer – perfeito para crianças obesas ou que não se sentem confortáveis ​​em um ambiente de equipe.”

Avalie sua agilidade e resistência em outros esportes – se  está preocupado que uma corrida de 5 km pareça muito cansativa para seu filho de 10 anos, pode ajudar avaliar e comparar seu desempenho em outras áreas para ter uma ideia do que eles são capazes.

Por exemplo,  pode não pensar duas vezes antes de deixar seu filho de 6 ou 7 anos jogar uma partida de futebol, mas pesquisas mostram que jogadores de futebol podem correr até 8 km em um único jogo! Portanto, se seu filho tem boa resistência no campo de futebol ou na quadra de basquete, ele pode estar mais preparado para os 5k do que  pensa.

Deixe-os trabalhar até 5 km com distâncias mais curtas – se 5 km parecer muito nesta fase, teste as águas incentivando seu filho a entrar em uma rotina regular de corrida, como correr o comprimento de seu bairro por 15 minutos depois da escola ou de manhã funciona nos finais de semana.

Também pode descobrir se a escola deles tem planos para uma corrida divertida ou se sua comunidade local está planejando uma para caridade, pois podem ter até 5k de distância.

Pare a prática de corrida imediatamente se ocorrer estresse ou lesão – Os músculos doloridos são um sinal normal para a maioria de nós após uma sessão de corrida, mas se seu filho sentir dor ou desconforto no meio da corrida, isso deve ser abordado imediatamente com o pediatra, portanto, fique atento a quaisquer sinais se seu filho iniciar uma rotina de corrida.

Além disso, se seu filho leva a sério as corridas de longa distância, invista em um par de tênis de corrida de boa qualidade – usar bons tênis de corrida pode ser tão importante quanto os alongamentos de aquecimento quando se trata de prevenir lesões (veja abaixo mais dicas sobre como seu filho pode evitar lesões antes de uma corrida).

Introduza alguns ‘alimentos de corrida’ em sua dieta – seu filho pode não ser fã de alguns desses alimentos, mas se correr é importante para ele, ele deve saber que os seguintes alimentos são as melhores formas de combustível de corrida que podem pedir:

Atum : Os corredores precisam de 60 a 90 gramas a mais de proteína do que os não corredores e, felizmente, apenas uma lata de atum fornece metade da necessidade diária de proteína de um adulto, portanto, servir duas latas de atum de 4 onças por semana ajudará a dar ao seu filho um enorme aumento de energia graças aos ácidos graxos ômega-3 amigos do coração.

Laranjas : As laranjas são uma super fruta virtual para corredores. 1 laranja por dia (ou 8 onças de suco) ajudará os músculos danificados a se curarem após uma longa corrida e o alto teor de vitamina C ajudará o corpo a absorver mais ferro – ajudando a combater a falta de energia e o cansaço.

Amêndoas : embora sem graça,  pode adicionar amêndoas ao cereal do seu filho ou dar-lhes amêndoas como parte de um lanche misto de nozes e sementes. A vitamina E ajuda a prevenir os músculos doloridos e a alta fibra garante que a barriga não ronque no meio da corrida também!

Quando  estiver confiante de que seu filho de 10 anos tem o que é preciso para correr seus primeiros 5 km com segurança (e supondo que o pediatra do seu filho também esteja confiante), vá em frente e coloque o treinamento do seu filho à prova!

Pode inscrevê-los para um evento local de corrida de 5k em sua área local e correr juntos em família ou supervisionar seu filho correndo com seus amigos. Organizações de corrida como ‘parkrun USA’ fornecem uma maneira fácil e gratuita para pessoas de todas as habilidades de corrida completarem 5 km em um belo parque. Crianças ativas é outro ótimo recurso para ajudar seu filho a encontrar eventos e atividades de corrida divertidos em sua área local.

Prevenindo lesões por corrida em seu filho

Mesmo os corredores adultos mais experientes podem se lesionar de vez em quando, por isso é vital que  tome todas as medidas possíveis para evitar que seu filho de 10 anos sofra uma lesão na corrida.

Aqui estão algumas dicas importantes:

Aqueça-se adequadamente – a corrida trabalha uma variedade de grupos musculares em seu corpo e todos eles podem estar em risco de lesão se não forem aquecidos de forma eficiente. Faça com que seu filho de 10 anos experimente alguns exercícios simples de aquecimento que alongam suavemente esses músculos e aumentam a circulação para que estejam bem preparados para corridas de longa distância.

Não há problema em admitir a dor – se o seu filho acredita em superar a dor e continua a correr sem contar a ninguém, isso é perigoso, pois pode levá-lo a desenvolver uma lesão mais séria e duradoura. Incentive-os a dizer quando estão feridos para que tenham o tempo necessário para descansar e se refrescar.

Hidrate-se da maneira certa – Engolir litros de água logo antes de uma corrida pode parecer uma boa ideia, mas só deixará seu filho inchado e diluirá seus eletrólitos (os minerais responsáveis ​​​​pela contração muscular, portanto, diminuí-los apenas diminuirá o desempenho) . Em vez disso, as crianças devem beber 16 onças (cerca de 2 copos) de água na manhã da corrida, pois isso ajudará o corpo a processar o líquido extra.

Descanse o suficiente – por mais que seu filho goste de correr, é importante que ele tenha um período de resfriamento suficiente para deixar seus músculos descansarem. O especialista em esportes pediátricos R. Jay Lee revela que a lesão mais comum em atletas jovens são as “lesões por uso excessivo”. Os pais devem certificar-se de que os músculos cansados ​​de seus filhos não fiquem tensos por causa de um próximo evento ou competição de corrida, portanto, certifique-se de que eles adquiram o hábito de fazer exercícios de relaxamento e aproveitar o tempo de inatividade entre os eventos de corrida