O objetivo de todos os atletas que se preservem é chegar ao treino mais importante da semana, e ainda mais, à corrida que durante tantos meses prepararam, nas melhores condições psicofísicas.

Lamento desapontá-los, mas se procuram a fórmula mágica para o aquecimento perfeito, este não é o lugar!

Até à data, não foram produzidas provas científicas que nos ajudem a definir, qual é o aquecimento mais adequado para chegar mais capaz nos momentos necessários.

Publicidade

Na minha longa experiência como treinador, tentei no início roubar alguma rotina de ativação (sinónimo de aquecimento), de colegas mais experientes ou conhecidos. Mais tarde estudei quais eram as qualidades, grupos musculares, sistemas metabólicos, para colocar em movimento e alcançar melhor desempenho.

Depois de muitos julgamentos, erros e intuições, uma coisa eu aprendi, quanto mais curta for a distância a percorrer, mais longo e preciso deve ser o aquecimento.

DICAS PARA ENCONTRAR O AQUECIMENTO CERTO

1º UM POUCO DE CADA VEZ

Comecem sempre a partir duma fase de ativação lenta e progressiva, e depois pratiquem chamadas curtas com intensidade próxima da corrida com pausas maiores no início e depois cada vez mais curtas.

2º CRIE O SEU PRÓPRIO AQUECIMENTO

Outra dica é construírem a própria rotina personalizada que vai além da simples ativação física. Encontrem também ajuda em vídeos do que terão de fazer com a fase ativa de treino ou competição. Resumindo, uma simples sucessão de ações combinada com uma revisão das fases salientes da competição.

3º NÃO COPIE E ADAPTE

Evitem reproduzir sem perceberem porque é que essa sucessão de ações deverá ser feita. Experimentem e depois adaptem-na às vossas características físicas e, acima de tudo, à vossa bordagem mental.

4º PERSISTA

Tente tentar novamente sem medo, no final verá que o simples facto de ter construído uma rotina harmoniosa de gestos e pensamentos, vai ajudá-lo a sentir-se menos sozinho, menos inseguro e mais determinado no momento do máximo desempenho.

 Peguem numa caneta e no papel escrevam o que funcionou e o que não funcionou no último aquecimento que fizeram antes da última corrida. Comecem a partir daqui a desenhar o vosso próximo aquecimento!