As participações em provas de meio-fundo e fundo habilitaram muita gente a produzir alguns conselhos sobre como se deve correr uma prova dessas características, como agora esta.
Seleccionámos um conjunto de dicas de um vasto conjunto produzido por velhos e novos maratonistas, e membros do “staff” de apoio de muitas provas de estrada de características longas.
Leia-as com atenção, mas recorde-se que nenhuma dica funciona para todas as pessoas e ninguém se conhece melhor do que você próprio. O único conselho que nos parece ser universal é: divirta-se durante a corrida e passe um dia fantástico! (estas dicas não estão ordenadas sob nenhuma ordem específicas, daí que tenha que as ler todas).
■ Traga roupas extra, que possa deitar fora, para manter-se quente no início da corrida. Mais vale prevenir (confortavelmente) do que remediar (a tremer de frio)!
■ Traga um pequeno rolo de papel higiénico – nunca é de- mais ter cautela com estas eventualidades!
Comece devagar – tem 21 km para percorrer! Atravessar a ponte (às vezes com uma brisa forte) pode levar a alguns excessos, principalmente quando se cai na tentação de seguir o ritmo de um atleta mais experiente.
■Usufrua da camaradagem da multidão. Os corredores de pelotão têm feito amizades duradouras, como resultado de correrem juntos durante muitos quilómetros nestas provas.
■ Espalhe a família e amigos ao longo do percurso e peça- lhes para segurarem cartazes (Força João!) para que os possa encontrar com facilidade. E espantosa a diferença que tais gestos podem proporcionar.
Se estiver frio, peça-lhes para trazerem roupas extra para poder aquecer-se no final da corrida.
Mantenha os hábitos do costume. O dia da corrida não é altura para mudanças dramáticas. Encare a meia-maratona como apenas mais uma corrida de treino – coma, beba, vista-se, alongue e mantenha o mesmo passo que tem posto em prática nos últimos meses.
Relaxe, relaxe, relaxe… Mantenha-se leve sobre os pés e não massacre a mente na semana antes da corrida; você treinou e está pronto, relaxe.
Familiarize-se com o percurso. Conduza ao longo deste, e se possível, faça um “jogging” sobre pequenas secções do percurso (tente os últimos quilómetros), ao longo do Tejo, para ganhar mais confiança.
■ Tome banhos quentes com sais revigorantes todas as noites, durante a semana anterior à meia-maratona, para relaxar os músculos e dar vigor aos sentidos. Na noite antes da corrida, tome um banho especialmente longo, e utilize este momento calmo para meditar.
■Divida o percurso para torná-lo mentalmente ultrapassável. Reparta-o: primeiro numa corrida de 5 km, depois uma de 10 km e, finalmente, na meia-maratona. Quando estiver a correr conte em ordem decrescente e não crescente.
Energia positiva e camaradagem dão alento ao espírito, mas o nervosismo pode tornar-se contagioso. Procure companhia exterior confidente e festiva, e evite preocupar-se! Não há nada a temer senão o próprio medo!
Traga vaselina e pensos rápidos, para o caso de ganhar bolhas ou assaduras.
■ Escolha um corredor à sua frente para “seguir”. Se ola ultrapassar, procure outro corredor para fixar. Se o jogo de ultrapassar não está a funcionar, pare de pensar por alguns momentos e siga as pernas de outro corredor.
■Abasteça-se para o início, para não perder a “gasolina” a meio da corrida. Tome um pequeno almoço de 500-600 calorias e um lanche de 200-400 calorias antes da corrida. Não despreze nenhum abastecimento.
Hidratação adequada significa urina límpida de 2 em 2 ou de 4 em 4 horas.
Resguarde os seus pés da água! Tenha cuidado com o entornar de líquido dos copos e, se estiver a chover, evite as poças. Traga um par de meias extra consigo, para prevenir!
Experimente correr num ritmo certo; modera o seu esforço, suaviza os seus movimentos e ajuda a sua mente a descansar. Acredite em si mesmo. Recorde-se que 50% de uma meia-maratona bem sucedida devem-se ao físico, os outros 50% devem-se à mente!
■Não tente nenhuma mudança de ritmo mais forte antes do terceiro quarto de prova!
Não aceite conselhos de estranhos nos últimos três dias antes da corrida (excepto os nossos, é claro!)
Items não convencionais que podem ser o seu “bilhete” para o conforto e divertimento no dia da prova.
Collants: tanto mantêm as mulheres como os homens agasalhados em dias mais frios!
Aquecedores de bolso: se tiver tido acesso a eles transporte estas pequenas bolsas cheias de carvão activado (de entre outros ingredientes), nos bolsos, ou luvas para manter os dedos quentes.
Telemóvel: leve uma consigo durante a corrida, pode gravar momentos memoráveis.
Azeite/vaselina: aplique sobre as pernas para proporcionar isolamento e por toda a parte para evitar assaduras.
Lenços: poderá usar um lenço húmido ao pescoço para evitar o sobreaquecimento (hipertemia). Pode servir também de “toalha” para limpar a cara.
Sacos do lixo: faça buracos para a cabeça e braços e use-o enquanto espera pelo início da corrida. Se estiver a chover, talvez queira iniciar a corrida com um saco vestido. Quando se quiser livrar dele, assegure- se de que o atira para fora do percurso. Os sacos do lixo podem ser escorregadios, sendo uma “armadilha”
You must log in to post a comment.