Corrida, poderá ser uma terapia?

0
266

Temos de encarar o facto de que vivemos numa sociedade onde cada vez mais pessoas se sentem stressadas, ansiosas.

Quando o corpo é confrontado com situações de ansiedade: emergências, pequenas preocupações diárias, acumulação de ansiedade, stress. Esta é uma reação normal do corpo, que produzirá hormonas derivadas da adrenalina. Às vezes pode ser difícil gerir este stress.

Correr é uma atividade ideal para isso. Para alguns de nós, os nossos kms são essenciais para gerir a ansiedade e até mesmo a depressão.

A corrida para melhorar o humor

Para uma grande maioria, correr é uma fonte de bem-estar. Na verdade, ao correr, é activada a produção de dopamina, norepinefrina, serotonina e endorfinas. Transmissores que influenciam o nosso humor. Estes pequenos “animais” têm um impacto positivo no humor, pois estimulam os centros de recompensa e prazer.
A dopamina tem um efeito estimulante e regula o circuito de motivação e recompensa. As endorfinas produzem uma sensação de euforia, um efeito ansiolítico (como alguns medicamentos) e uma diminuição da sensação de dor.

São os desportos de resistência que estimulam em particular a produção de endorfinas: ciclismo, natação, corrida…
Não é preciso ser um maratonista ou correr durante horas para sentir estes efeitos. Em 30 minutos, o corpo já começa a sentir os efeitos. Em suma, é científico, depois de uma corrida o indivíduo sente-se sempre melhor.

Guardar um momento para o próprio

Às vezes o stress também pode ser gerado porque vivemos a cem à hora. Todos precisamos de um pouco mais de tempo para nós mesmos.

Correr é a atividade ideal para oferecer um momento relaxante de fuga durante o dia, para aliviar o stress. Pode satisfazer todas as nossas necessidades do dia: ter tempo a sós, ter tempo para pensar, ter uma fuga de uma situação que nos stressa, analisar uma decisão importante…

Estes momentos são cruciais na nossa gestão diária do stress, e podem ajudar-nos a fazer a diferença.

Implementar uma rotina positiva

Quando estamos ansiosos, ou stressados, rapidamente se instalam os maus hábitos: menos cuidado com a dieta, TV, álcool, inactividade física… Às vezes, é difícil recuperar a vontade de sair para um treino. No entanto, correr gradualmente estabelece uma rotina positiva, que pode permitir que muitos mudem os seus hábitos, ganhem autoestima e recuperem a vontade de se exercitarem!

Corridas matinais podem fazer a diferença. O dia mal começou, está calmo, e ainda não estamos afetados pelo stress. Correr ajuda a definir intenções positivas e a começar o dia.

Mergulhar numa boa rotina de corrida pode ser benéfico, especialmente nos momentos mais movimentados e stressantes da vida. Isto fornece estrutura e perspetivas em tempos de mudança.

Além disso, correr não requer ginásio ou filiação a um clube. Tem a vantagem de ser muito acessível e ir relativamente direto ao ponto: basta calçar os sapatos e ir lá para fora!