Com o verão a chegar cresce a prática de desporto ao ar livre. Corrida, bicicleta, vólei de praia, yoga, patinagem… as opções são muitas e para todos os gostos. No entanto, não se pode esquecer de proteger a pele e os cabelos dos danos que o sol, o vento e a poluição podem causar. Entenda:

Como cuidar da pele ao praticar desporto ao ar livre
A prática de exercícios físicos é essencial para a saúde física e mental, porém não exclui cuidados para evitar agressões advindas do clima. O uso de filtro solar é o mais importante.
O fotoprotetor blinda a pele dos efeitos deletérios da radiação UVA, UVB, infravermelha e luz visível. O produto deve ser aplicado na face, no pescoço e nas demais áreas que ficaram expostas 30 minutos antes da exposição e reaplicado a cada duas horas.
As melhores opções para a prática de atividades físicas são os fotoprotetores com FPS elevado – 50 ou superior – e de amplo espectro.. Além disso, o produto deve ser resistente à água e ao suor, além de não irritativo caso acabe escorrendo nos olhos.
O uso de roupas e acessórios com proteção UV também é uma ótima opção, principalmente durante treinos ao ar livre, tais como t-shirts,  bonés e óculos.
O vento e a exposição prolongada à radiação costumam deixar a pele mais ressecada, o que pode comprometer a função de proteção. Portanto, hidratação extra é necessária, como ingerir no mínimo dois litros de água por dia e usar sabonetes suaves e hidratantes corporais e faciais que sejam nutritivos e tenham função antioxidante.
Cuidados com cabelos
Já os cabelos devem ser protegidos tanto do sol e vento quanto do suor. Antes da prática física, vale aplicar um fotoprotetor capilar com proteção UVA/UVB juntamente com algumas gotas de óleo vegetal, como o de coco. Essa mistura é capaz de proteger os fios da radiação e da poluição.
Para as mulheres e homens de cabelos compridos, o ideal é sempre praticar exercícios com cabelos apanhados. Lembrar que penteados que puxam muito a raiz são prejudiciais, pois fragilizam os fios e podem resultar na sua queda.
Ao finalizar o treino, o correto é sempre realizar a lavagem para retirar o suor.
Cuidados adicionais
Sempre é bom lembrar que os melhores horários para atividades ao ar livre são antes das 10h e após às 16h, período cuja quantidade de radiação é menor.
Os cuidados com a pele e os cabelos não devem se restringir somente ao período da atividade física, mas devem acontecer antes e após ele.
Fonte: Eduarda Porello – Dermatologista