Site icon Aminhacorrida ®

Campanha solidária Esperança Em Cada Passo com segunda edição: correr, caminhar e rir por uma boa causa

Running woman legs closeup outdoors in park

 A Associação Portuguesa de Paramiloidose (APP) lança a segunda edição da campanha solidária Esperança Em Cada Passo que visa angariar fundos para a aquisição de equipamentos e dispositivos ortopédicos para doentes com paramiloidose, uma doença rara e hereditária. A campanha, que acontece no âmbito do Dia Nacional de Luta Contra a Paramiloidose – 16 de junho, integra uma corrida/ caminhada e stand up comedy virtuais.

Porque a atividade física é importante, seja a correr ou a caminhar, a APP decidiu manter como uma das atividades desta campanha solidária a corrida/ caminhada virtual #EsperançaEmCadaPasso, que acontece de 1 a 30 de junho, sendo o local, dia e hora escolhidos pelos participantes, que podem correr ou caminhar. 

Os interessados realizam a sua inscrição em www.esperancaemcadapasso.pt cujo valor, 5€, reverte em donativo para a Associação Portuguesa de Paramiloidose. Os participantes são ainda convidados a partilhar a sua corrida ou caminhada nas suas redes sociais, usando a t-shirt, moldura e  #EsperançaEmCadaPasso, podendo assim tornar visível o seu apoio na sensibilização para a existência da paramiloidose.

Além da promoção da atividade física Esperança em Cada Passo inclui duas atuações de stand up comedy, por ser importante criar momentos de diversão e de entretenimento. 

A atuação de Jorge Serafim tem lugar a 15 de junho, às 20h00, na sua página de facebook. Já Francisco Menezes atua a 16 de junho – Dia Nacional de Luta Contra a Paramiloidose –  às 20h00, na página de facebook Esperança Em Cada Passo. 

“Com #EsperançaEmCadaPasso a APP pretende, por um lado, alertar a sociedade para a existência da paramiloidose, que por ser progressiva é muito debilitante, e, por outro, conseguir ajudar ainda mais quem vive diariamente com esta doença rara, através da angariação de donativos, os quais se materializarão em equipamentos ortopédicos a doar aos nossos doentes”, sublinha Carlos Figueiras, Presidente da Associação Portuguesa de Paramiloidose.

Carlos Figueiras refere ainda “acreditamos que este ano vamos superar o valor angariado em 2021, com o qual foi possível adquirir cadeiras de rodas, colchão anti-escaras, entre outros materiais ortopédicos”.

Porque ajudar está mesmo ao alcance de todos basta participar nas iniciativas #EsperançaEmCadaPasso e com um pequeno gesto fazer a diferença no quotidiano de alguém. Gesto demonstrado pela Rosa Mota, pela nutricionista Ana Bravo, pelo músico Aníbal Zola, entre outros, que apoiam esta causa, cujo objetivo é contribuir para melhorar a condição de saúde de cerca de 2000 doentes que sofrem de paramiloidose em Portugal.

Para saber mais: www.esperancaemcadapasso.pt

 

Sobre a paramiloidose

A paramiloidose ou Polineuropatia Amiloidótica Familiar, também conhecida como “Doença dos Pezinhos”, é causada pela acumulação nos tecidos e órgãos de fibras de amilóide duma proteína alterada, a transtirretina (TTR). É uma doença rara, hereditária, genética e progressiva que se manifesta entre os 25 e 35 anos, podendo ocorrer a partir dos 50 anos. Em Portugal, afeta cerca de 2000 pessoas. 

Os sintomas da paramiloidose variam de pessoa para pessoa, sendo a perda de sensibilidade à temperatura um dos primeiros a fazer-se sentir. 

Esta doença endémica foi detetada pelo Professor Doutor Corino de Andrade nas regiões piscatórias do norte e centro de Portugal. Mas, se em 1939 – ano em que foi descoberta -, e décadas seguintes estava restringida a essas regiões, nos últimos anos tem vindo a ser identificada noutras zonas do país e até no estrangeiro. 

 

Sobre a Associação Portuguesa de Paramiloidose 

 A Associação Portuguesa de Paramiloidose (APP), Instituição Particular de Solidariedade Social constituída em junho de 1979, tem como objetivos melhorar a integração na sociedade de doentes com paramiloidose, fomentado os meios mais adequados ao seu tratamento e recuperação. www.paramiloidose.com

Exit mobile version