CALÇADO DE TRAIL EVADICT MT CUSHION HOMEM – REVIEW

0
718

O site www.aminhacorrida.com testou as sapatilhas “EVADICT MT CUSHION HOMEM”, na cor vermelho/preto, concebidas para o praticante de trail em treino ou competição.

Esta sapatilha é apresentada pela marca como sendo um “calçado para os treinos do praticante de trail curto ou ultra trail que procura um bom amortecimento.”

1. Primeira impressão / Experiência / Testes

A Decathlon pretende revolucionar o Trail. Foi criada uma nova marca, EVADICT (EVAsion + AdDICTion), que transmite a capacidade de evasão para terrenos “diferentes” que irão viciar o desportista. Será essa a mensagem? Será este novo modelo um reflexo deste pensamento?

A melhoria no design deste novo modelo é notória, sendo visível que, quando comparado com outros produtos concorrentes de marcas que estão há mais tempo no mercado, as diferenças são quase inexistentes. A sapatilha mostrou-se bastante apelativa à vista, nas cores vermelho e preto.

Muito leves para sapatilhas de trail, com um peso que é esperado numa sapatilha de estrada, não em algo que seja dedicado a trilhos, onde é necessário robustez. Esta diminuição do peso não diminui o conforto que sentimos e as capacidades necessárias para os trilhos.

Bom encaixe do pé, com uma zona ampla para que os dedos possam estar confortáveis, com a total ausência da sensação de aperto. Bolso para armazenar os atacadores, permitindo uma total liberdade, nos diversos terrenos, sem preocupação de que os arbustos ou outros imprevistos possam interferir na corrida.

Redução do drop, para os 4mm, sendo uma agradável surpresa na marca. Normalmente, estes valores são utilizados noutras marcas como Saucony, Salomon ou NB. Alguns corredores mais experientes gostam de ter uma sensação de corrida natural. Em caso de utilização de um drop maior, por exemplo 10mm, recomendados que, nos primeiros tempos, seja feita uma utilização das novas sapatilhas alternando com as antigas, para habituar o gémeo. Após este tempo de adaptação, consideramos uma enorme mais valia, dado o amortecimento passar a ser parcialmente feito parcialmente com a ajuda dos gémeos.

Como noutros modelos da Decathlon, uma das principais características, apresentadas, é a aderência. Em treino, foi frequente verificar que as subidas mais complicadas eram efetuadas sem problemas, transmitindo uma sensação de tração extraordinária. A estabilidade que se consegue em descidas técnicas e inclinadas, sentindo o “agarrar” ao chão é muito bom, dando uma confiança extra para descer mais rápido, mesmo em condições extremas. Muito provavelmente, pelos entalhes de 5mm existentes na sola.

A zona média da sola amortece o impacto com uma grande qualidade, mesmo em zonas de pedra, onde não sentimos a impressão de pedras ponteagudas.

Consideramos que este modelo, é um grande salto desta marca, quando comparado com modelos anteriores, mantendo características consolidadas e adicionando outras componentes que melhoram o desempenho final, passando a ombrear com outras marcas, mas com um preço mais económico.

As sapatilhas “EVADICT MT CUSHION” foram testadas por um corredor da equipa A Minha Corrida, em corridas de trail e treinos, até 12Km de distância, maioritariamente em trilhos, estradão e algum asfalto. Com estas características, acreditamos que é possível correr de forma contínua durante longos períodos.

2.Características do produto (Info retirada da Marca)

AmortecimentoSola 100% Kalensole para um amortecimento suave e confortável

Conforto de utilização – A sola macia e as espumas interiores são um conforto para os seus pés!

Impulso – Graças ao drop de 4 mm, deixe de escolher entre impulso e amortecimento!

Adaptabilidade morfológica – Graças à tecnologia K-Only, as MT Cushion adaptam-se a todas as passadas.

Tração – Pitões de 5 mm para uma aderência segura e eficaz.

Leveza – Conceção motivada pela solidez e leveza, com 280 g no tamanho 42.

Aderência – A borracha da sola assegura-lhe uma boa aderência a todos os terrenos.

Resistência – Conforto, amortecimento e leveza: Sim! Mas não em detrimento da durabilidade!

Informações técnicas:

MT CUSHION, O QUE SIGNIFICA?

MT, duas letras para falar da amada montanha do praticante de trail. Calçado para a montanha, mas não exclusivamente! Adapta-se a todos os terrenos: da rocha, à lama, passando pelos trilhos de terra batida.

O PRIMEIRO CALÇADO EVADICT COM UM DROP DE 4 MM

O drop é a diferença de altura entre a parte da frente e de trás do calçado. 4 mm no MT Cushion. Este drop combina perfeitamente com o amortecimento do nosso calçado. Oferece impulso e dinamismo à sua passada.
Este calçado responde às expetativas dos praticantes de corrida que cada vez mais procuram um drop reduzido.
Além disso, usando um drop reduzido, é possível aumentar as alturas de EVA na biqueira de forma a aumentar o conforto e o amortecimento nesta parte do pé.

CONFIE NOS SEUS PÉS: NÃO TENHA MEDO DE FICAR PRESO!

Optámos por pitons de 5 mm por serem os mais eficazes: a aderência é perfeita e o peso não torna o calçado mais pesado nem mais rígido.
A maneira como posicionámos os nossos pitons também conta. Estão suficientemente espaçados para facilitar a retirada da lama e para garantir uma aderência perfeita aos seus pés.

UMA QUESTÃO DE EQUILÍBRIO

Enquanto praticante de trail, o equilíbrio é fundamental, não? Tal como a sua paixão que tem de saber moderar (como todas as coisas boas) e tal como o seu apetite que deve saber satisfazer ou ignorar nos pontos de abastecimento, o MT Cushion é um equilibrista no que diz respeito à sua conceção.
O nosso calçado é o equilíbrio perfeito entre amortecimento e estabilidade, oferecendo um excelente suporte. Entre leveza e durabilidade, entre aderência e peso, entre conforto e dinamismo.

A TECNOLOGIA KALENSOLE, O QUE É?

Grande parte do nosso calçado já dispõe desse equilíbrio, chamámos-lhe: tecnologia Kalensole. Este termo designa a espuma utilizada para o amortecimento do nosso calçado. “Adoramo-lo, porque é resistente: não baixa. Com este calçado temos sempre a sensação de um bom amortecimento”. E de certeza que concorda com Thierry, chefe de produto, quando este diz que o amortecimento é importante, não?

A TECNOLOGIA K-ONLY, O QUE É?

Pronador ou supinador?
Os pronadores são os praticantes de corrida que têm tendência a correr com os joelhos para dentro. Nestes, o desgaste é mais rápido na parte interna das solas. É aqui que a tecnologia K-Only intervém.
Esta espuma, um pouco mais densa (não se preocupe pois não o sentirá), está colocada na parte interior da frente do pé. Ajuda os pronadores a proteger as suas solas, sem provocar qualquer incómodo aos supinadores! Genial, não?

ENGENHO E PRAZER

ecerto já reparou nos seus benefícios mas nunca pensou verdadeiramente no assunto. Referimo-nos à pequena bolsa que se encontra no cimo da lingueta da sapatilha, onde ata os atacadores. A bolsa permite-lhe guardar os atacadores de modo a que não se desatem durante a atividade, nem fiquem presos a galhos ou a qualquer outra coisa.
Além disso, mantêm-se limpos e isso: nós adoramos!

3. Avaliação A Minha Corrida

Áreas avaliadas Pontuação (0-5)
Qualidade 4.8
Value of Money 4.7
Proteção e Conforto (Estabilidade/Amortecimento) 4.7
Performance (Resposta/Leveza) 4.8
Design/Estética 4.9
Tamanho/Ajuste 4.8
Pontuação Média 4.8

 

4. Outras informações

Preço do produto (Lojas Decathlon): 89€

Este é um teste de poucas semanas. Não é possível avaliar com toda a fiabilidade/garantia todas as características técnicas, nomeadamente as relacionadas com a manutenção das características e performance, bem como a durabilidade. No entanto, até à data, as sapatilhas estão como novas, após várias sessões de treino.

Link