Site icon Aminhacorrida ®

ASICS prioriza a saúde mental dos seus atletas

ASICS atualiza os contratos dos atletas patrocinados, tanto as novas contratações como os contratos já existentes, para incluir serviços de saúde mental

A ASICS EMEA compromete-se a apoiar os atletas ao fazer questão que o bem-estar da saúde mental faça parte de todos os contratos dos novos integrantes, bem como dos já existentes. Reconhecendo a pressão contínua a que os atletas de topo estão sujeitos, a ASICS introduziu novos recursos para proteger e apoiar melhor a saúde mental dos seus atletas, um passo positivo na indústria do desporto.

Gary Raucher, Vice Presidente Executivo da ASICS EMEA, refere: “Na ASICS, as nossas cinco letras têm um significado. ASICS é um acrónimo da frase latina Anima Sana in Corpore Sano ou “uma mente sã num corpo são”. Por isso, o bem-estar dos atletas sempre esteve no nosso foco de atenção. Estamos orgulhosos por ajudá-los a ganhar e a bater recordes. O bem-estar físico e mental, a longo prazo, dos atletas representa muito mais para nós do que qualquer medalha ou lugar no pódio.
O nosso objetivo é ajudar os atletas a alcançarem os seus objetivos de desempenho sem comprometer o seu bem-estar mental e emocional. Somos muito conscientes de que a deteção a tempo de qualquer sintoma negativo de saúde mental e emocional é essencial. Por essa razão, oferecemos acesso ao apoio psicológico através de uma rede de profissionais deste campo.”

Apoio à saúde mental dos desportistas
A ASICS financiará o apoio à saúde mental de todos os seus atletas patrocinados com especialistas do setor, entre eles Daria Abramowicz, psicóloga de alto desempenho desportivo e da tenista número um do mundo, Iga Świątek. Abramowicz dirigirá um grupo de especialistas que proporcionarão assistência confidencial aos atletas da ASICS.

“O stress e a ansiedade estão nos máximos históricos para todos nós, incluindo os atletas de topo. Por isso, estou orgulhosa de trabalhar com a ASICS neste projeto para proporcionar recursos de saúde mental a mais atletas. Vi um aumento nas marcas que falam da forma como apoiam a saúde mental no desporto, e a ASICS está a fazer algo a respeito disso neste momento, por isso estou encantada de trabalhar diretamente com a equipa para proporcionar ferramentas e recursos que ajudem a melhorar o bem-estar mental dos desportistas. Ao oferecer apoio confidencial, acredito que podemos ajudar a normalizar este estado e ajudá-los no seu percurso para uma mente sã num corpo são.” – Daria Abramowicz, psicóloga de alto desempenho desportivo.

Um compromisso para apoiar a saúde mental no desporto de topo

Em março de 2022, a organização de caridade britânica de saúde mental Mind publicou o seu relatório “Saúde mental no desporto de topo”, com o apoio da ASICS. Este relatório histórico tem como base as opiniões de organizações e atletas de todo o setor desportivo. O relatório destaca os progressos realizados para abordar a saúde mental no desporto de topo, mas também sublinha as áreas chave em que nos devemos centrar, incluindo mais trabalho para abordar o estigma e mais financiamento para tratar os problemas de saúde mental.

Hayley Jarvis, diretora de Atividade Física de Mind, refere: “Sabemos, pela nossa própria investigação, que é necessário fazer mais, deixar de estigmatizar e animar os atletas a falar e procurar ajuda. Por isso, é fantástico ver como a ASICS prioriza a saúde mental no desporto de topo, ajuda a normalizar as conversas sobre estes temas e, sobretudo, oferece apoio na matéria de saúde mental aos atletas-embaixadores. Queremos ajudar a criar uma cultura desportiva na qual os atletas possam não só competir, mas também prosperar.”

Inspirar as pessoas para que se movam a favor de um bem-estar mental positivo

Como parte de todos os novos contratos na região europeia, também se impulsiona os atletas da ASICS a serem embaixadores do movimento para uma saúde mental positiva. Através das palavras e ações dos atletas, a ASICS espera reforçar a mensagem positiva que o desporto eleva não apenas ao corpo, mas também à mente. A ASICS também espera normalizar as conversas em torno da saúde mental, motivando os atletas a serem abertos e honestos sobre a forma como se sentem.

Exit mobile version