ASICS Corporation, uma verdadeira marca de desempenho desportivo, revela hoje o seu Relatório de Sustentabilidade de 2021, que resume o progresso da empresa em direção a metas de sustentabilidade de médio e longo prazo. Integrado na nossa VISION2030 e no plano de Médio-Prazo, a estrutura de sustentabilidade da ASICS engloba dois pilares principais – “Pessoas” e “Planeta” – cada um impulsiona ações de sustentabilidade em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Os resultados de 2021 são uma redução de 28.0% nas emissões de CO2 das nossas operações diretas, e 19.7% de redução em toda a nossa cadeia de operações (comparado com os níveis de base de 2015) conduzidos por um aumento na utilização de poliéster reciclado até 30%.

Mensagem Principal
Yasuhito Hirota, Presidente, CEO e COO, Diretor Representativo da ASICS refere: “Como uma grande empresa de artigos desportivos com uma grande força de trabalho e produção mundial, reconhecemos e assumimos a responsabilidade pelos nossos impactos. A sustentabilidade é o elemento principal da VISION2030 da ASICS, que apresenta as metas a longo prazo para a empresa que desejamos ser.
Convidamos todos a ler este relatório e a explorar o nosso progresso de 2021, à medida que continuamos no nosso percurso net-zero até 2050.”

Publicidade

Pessoas:
・Consumidores & Comunidades
Com o objetivo de inspirar um milhão de mentes pelo mundo, a ASICS lançou o Mind Uplifter *1 no Dia Global da Corrida, a 2 de junho de 2021. É o primeiro estudo ao vivo sobre o impacto do movimento na mente. Convidamos todos a visitar o site minduplifter.asics.com para captar o seu Mind Uplift.

Em 2021, a ASICS investiu mais de US$409,897 nas contribuições da comunidade e doações para causas nobres pelo mundo. Como parte deste programa, a ASICS tem sido um parceiro para a Right To Play*2, uma organização internacional que utiliza o poder transformador do desporto para educar e empoderar as crianças a enfrentarem as adversidades pelo mundo.

・Os nossos Colaboradores
Em 2021, a percentagem de gestoras femininas aumentou de 1.17% para 33.7%, globalmente. A ASICS está comprometida em alcançar uma taxa de representação feminina em gestão e posições séniores de pelo menos 35% até 2023.

・A nossa Cadeia de Produção
Em 2021, a ASICS continuou a seguir práticas de compra responsáveis, de forma a proteger os colaboradores, a gerir as remunerações, a sua saúde e segurança no trabalho durante a pandemia do Covid-19. Em paralelo com estas atividades, a ASICS promoveu o autocontrolo nas instalações dos parceiros para acompanhar o estado das contramedidas pandémicas.

Para abordar questões de trabalho forçado e trabalhadores migrantes, a ASICS examinou a situação em toda a nossa cadeia de produção e continuou a operar um mecanismo de reclamação que fornece aos trabalhadores um canal para levantar preocupações.

Para promover a transparência, a ASICS continua a divulgar a lista de fábricas com a repartição de trabalhadores do sexo feminino e trabalhadores migrantes apresentados.

Planeta:
A ASICS reconhece mais do que nunca que para permitir uma mente sã num corpo são, precisamos de um coração são. Tivemos a honra de representar a nossa indústria no grupo COP26*3 Business Leaders e convocámos os nossos colegas da Federação Mundial da Indústria de Artigos Desportivos a fazer mais para reduzir o seu impacto ambiental, para que possamos cumprir juntos as metas globais da mudança climática.

*3 COP26 (Conferência de Partes)
A conferência anual do clima da ONU com a participação dos países signatórios da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas(UNFCCC).

・Vantagens do Poliéster Reciclado

Estamos a progredir na mudança de tornar 100% do poliéster convencional que usamos em reciclado e alcançámos mais de 30% em 2021. Além disso, a ASICS aumentou a utilização do poliéster reciclado em todas as categorias de produtos de forma consistente e ampla.
No geral, 90% das novas sapatilhas incluem material reciclado. Também incorporámos resíduos têxteis nos nossos produtos, incluindo as GEL-NIMBUS LITE 3. As sapatilhas Sportstyle incorporaram resíduos de material reciclado em designs exclusivos de “Patchwork”, e lançámos as sapatilhas de futebol que apresentam materiais sustentáveis. O nosso Pacote do Dia da Terra, lançado em abril de 2021, utilizou cerca de 5 tons de resíduos têxteis reciclados em toda a coleção.

Os nossos esforços em direção a uma economia circular foram exibidos no palco mundial dos Jogos Olímpicos de Tokyo em 2020. Através do ASICS REBORN WEAR PROJECT, a roupa desportivo oficial que produzimos para a Equipa Olímpica Japonesa foi feita com roupas recicladas doadas por pessoas de todo o país.

・Green Procurement Drive, 100% de Energia Renovável no Japão
A ASICS elaborou uma nova Política de Compras Verdes que planeamos introduzir gradualmente aos nossos fornecedores estratégicos de calçado para priorizar a aquisição de produtos de calçados de fornecedores sustentáveis que vão de encontro aos padrões que definimos para o desempenho ambiental, como estabelecer uma meta climática ambiciosa e planear fontes renováveis de energia.

Expandimos significativamente a margem do nosso contrato de eletricidade renovável no Japão. A partir deste ano, todos os escritórios de propriedade da ASICS no Japão – incluindo a sede da ASICS Japan Corporation – são agora alimentados por eletricidade 100% renovável. Também progredimos no fornecimento de eletricidade renovável na Europa.

O Relatório Completo de Sustentabilidade da ASICS pode ser encontrado aqui:

Para mais detalhes sobre as atividades de sustentabilidade da ASICS, visite:
O relatório de Sustentabilidade da ASICS de 2021 está estruturado de acordo com as bases de relatório de sustentabilidade GRI Standard. A tabela separada do Índice GRI da Empresa será publicado online em Junho de 2022.