O que é Psicologia do Desporto?
È a ciência que visa a compreensão de factores psicológicos que podem intervir no comportamento desportivo influenciando aspectos físicos e psicológicos.
É utilizada por atletas, técnicos e outros profissionais do desporto para desenvolverem e potenciarem habilidades psicológicas ligadas ao rendimento desportivo e ao bem estar psico–fisiológico.
Qual a diferença entre Psicologia Clínica e Psi- cologia do Desporto?
A Psicologia do Desporto e a Psicologia Clínica são ambas especiali- dades da Psicologia. Contudo, a Psicologia do Desporto, trabalha com um foco, o Desporto e os comportamentos e sensações envolvidos nele, enquanto a Psicologia Clínica trabalha com os conflitos emocionais, desvios de comportamento ou psicopatologias do indivíduo de uma maneira geral.
Que “ferramentas” a psicologia do desporto utiliza nas suas intervenções?
Para a avaliação das necessidades do atleta são utilizadas entrevistas individuais, questionários e em alguns casos testes psicológicos.
A observação de treinos e competições também são ferramentas funda- mentais, assim como o “counselling“, que é o aconselhamento ao atleta e acontece nas reuniões com o psicólogo.
Além disso existem as técni- cas de relaxamento e respiração, o treino mental, as técnicas de visua- lização e auto–verbalização e as dinâmicas de grupo quando o atendi- mento é da equipe desportiva.
Quanto tempo dura um programa de prepara- ção psicológica?
O plano de intervenção psicológica é construído a partir das necessidades e objectivos de cada atleta, portanto pode variar desde de cinco semanas intensivas para determinada competição, até anos de acompanhamento desde a categoria infantil até a categoria profissional.
Tudo depende do objectivo que o atleta tem com a preparação psicológica, se é apenas para acompanhar o tratamento de uma lesão ou para adquirir maior con-
desportiva visando a integração do treino físico e mental.
É importante ressaltar, que a preparação psicológica assim como a preparação física demandam tempo, dedicação e treino para obter resultados.
Quais são as áreas de actuação do psicólogo centração e reduzir a ansiedade, ou ainda para acompanhar a carreira do desporto?
O psicólogo do desporto pode trabalhar no ensino, pesquisa ou na inter- venção propriamente dita. As suas áreas de actuação estendem–se desde a iniciação desportiva, prática escolar e prática de actividade físi- ca, até à actuação na reabilitação de ex–enfermos ou deficientes físicos e no desporto de alto rendimento que visa a melhora de performance de atletas e equipes desportivas.
O que proporciona um programa de preparação psicológica?
Onde acontecem os atendimentos do psicólogo do desporto?
Diferente do local típico da Psicologia Clínica que é o consultório, o local de intervenção do psicólogo do desporto é o próprio local de treino do atle- ta. Portanto, os atendimentos acontecem, no parque, na piscina, no clube, na arquibancada, na academia, etc. Em algumas situações é necessário um lugar mais reservado, como uma sala, por exemplo, mas não é regra.
Será que preciso de um programa de prepara-
A preparação psicológica no desporto de alto rendimento é constituída a partir da periodização do treino físico, desde a fase de preparação específica até o momento da competição. Pretende–se com isso incre- mentar o rendimento levando o atleta a conquistar auto–controle, regução psicológica? lando seu funcionamento cognitivo e emocional a fim de equilibrar veloci- dade, força e resistência, assegurando bom rendimento nas com- petições.
Na prática de actividade física, a preparação psicológica busca o bem–estar completo do indivíduo através do equilíbrio psicofisiológico, ajudando a ampliar a consciência corporal e a relação entre mente e corpo, assegurando melhor qualidade de vida.
Como é a intervenção do psicólogo do des- porto?
A periodização do treino psicológico leva em conta as demandas especí- ficas da modalidade desportiva e do atleta, e a fase da preparação física em que ele se encontra.
O programa de periodização e preparação psi- cológica é dividido por fases:
1a Fase: é a avaliação das necessidades psicológicas do atleta, o diag- nóstico do atleta, através de entrevistas e observação de treinos.
2a Fase: a partir do diagnóstico segue a fase de treino psicológico bási- co, destinada a aspectos psicológicos que o atleta deve adquirir.
3a Fase: uma vez aprendidas as habilidades psicológicas necessárias para a modalidade, planeia–se a preparação específica para as situações de pré–competição, competição e pós–competição.
Se partirmos do pressuposto, que somos indivíduos únicos formados pela relação entre mente e corpo, assim como cuidamos na nossa parte física deveríamos cuidar da parte emocional.
No entanto, existem sin- tomas físicos, emocionais e comportamentais no desporto que são sinais de que pode estar ocorrendo algum desequilíbrio na relação mente- corpo.
Observe se ao treinar, ao ler a planeamento ou apenas quando se lembrar no treino você sente alguma desses sensações: ansiedade, angústia, culpa, stress, desmotivação, raiva, tensão, ou se vive de mau humor, lesionado, com dores, tomando anti–inflamatórios, irritado, sem fome, fatigado ou só pensa no treino o dia todo.
Um psicólogo do desporto tem que necessa- riamente entender de desporto?
Sim, assim como uma nutricionista desportiva tem entender de aspectos fisiológicos do treino para prescrever uma dieta para um atleta, o psicó- logo tem que ter especialização no desporto, entender da modalidade específica com que está trabalhando e as particularidades que ela pos- sui, os aspectos fisiológicos envolvidos, princípios de treino, noção de aprendizagem motora e de biomecânica. Assim estará mais apto a desenvolver um trabalho no desporto.
ARTIGO ELABORADO POR CARLA DI PIERRO PSICÓLOGA DO DESPORTO