1. Perdeste peso num dia: 2% de perda de peso de um dia para o outro índica uma variação dos fluidos do corpo, provavelmente devido a uma hidratação insuficiente. A desidratação é muito prejudicial ao teu rendimento físico e mental. Por isso ir correr não é uma boa ideia.

2. Pulsações em repouso mais elevado que a média: adota o hábito de ver o pulso de manhã ao acordar, antes de levantares-te e toma nota. 10% acima da média é um sinal de stress, o teu sistema nervoso está pronto para a luta (mecanismo ancestral de sobrevivência) e não é a melhor altura para fazer um treino duro de corrida.

3. Não dormiste bem ou descansaste poucas horas: o sono aumenta a secreção da hormona do crescimento, necessária para reconstruir os músculos danificados pelo treino. Várias noites seguidas de mau sono reduzem a tua capacidade de defesa face a infeções.

4. A tua urina está escura: um indicador de possível desidratação ainda que também possa ser devido à ingestão de alguns alimentos.

O teu corpo necessita e retém fluidos por isso se a urina está escura é porque o teu corpo não tem água suficiente. Bebe água e recupera. Não corras.

5. Sentes-te esgotado: se o teu nível de energia está muito em baixo a alguma coisa se deve. Analisa o teu dia a dia e trata de resolver o problema.

Enquanto isso, não te massacres a correr.

6. Estás irritado: quando estás em sobre treino produzes hormonas como o cortisol que causa ansiedade e irritabilidade a tensão extra além disso corta o fluxo de dopamina, hormona relacionada com o bem-estar. Se te sentes irritado, talvez precises de recuperar melhor.

Soma um ponto por cada um dos sinais que se identifiquem com a tua situação atual para saber se tens que treinar ou é melhor parar.

De O a 2. Podes fazer treinos intensos.

De 3 a 4 ..Cuidado, podes continuar o treino mas deves estar atento aos sinais do teu corpo. Pode ser bom teres mais um dia de descanso.

De 5 a 6.”Atenção! Estás a entra na zona perigosa) baixa a :intensidade dos treinos ou pára complemente um par de dias.

De 7 a 10. Perigo! Tens mesmo ‘-que parar alguns dias. Consulta o médico se a situação se repetir.