O verão está aproximar-se e, mesmo para os retardatários, é hora de enfrentar a temida prova do figurino. Veja como superá-lo sem muito esforço.

Sim, embora não pareça de todo, o verão vem ai rapidamente e, muito rapidamente, seremos forçados a ouvir pela décima sexta vez que o que está por vir será o verão mais quente do século.

O que não é grande coisa porque – por milénios – os meteorologistas adoram assustar as massas com afirmações assustadoras. Os feiticeiros faziam isso há muitos anos, observando os grãos de chá, e os analistas agora interpretando imagens de satélite infravermelho. Portanto, não tenha medo – tudo ficará bem!

Mas com a chegada do verão, porém, chega também aquele dia terrível em que percebe que em algumas semanas terá que tirar toda a roupa para vestir o traje. Aqui, isso pode ser puro terror!

Estou a brincar preciso dizer? Terror é outra coisa, sabemos bem disso.

Percebe que está atrasado para pôr em dia as farras do inverno bem escondidas e por roupas especialmente desenhadas e, portanto, não sabe o que fazer. Não se preocupe: aqui está a Tia Fitness com as suas 5 dicas para chegar ao encaixe do figurino em melhor forma do que nunca e, se realmente quer dar o seu melhor, ainda com um programa de treino que deixará em forma espetacular.

1. O QUE COMER E O QUE NÃO
O formulário é encontrado com duas atividades: desporto e nutrição. E até agora não contei nada de novo. Mas o que devemos comer e o que evitar?

Alimentos a serem preferidos

Certamente as frutas e os vegetais reinam supremas na mesa de quem quer voltar à forma. Pode prepará-los de várias maneiras: desde saladas a smoothies para quem tem pressa, até preparações mais complicadas para estruturar as refeições mais coreográficas.

Não exagere com carne – muitas proteínas também podem ser encontradas em vegetais, como legumes – e sempre prefira carnes mais magras e frios.

Os carboidratos não são seus inimigos, o abuso é. Portanto, macarrão é bom – talvez coberto com algumas colheres de chá de óleo e um pouco de tomate e parmesão – mas comer 60 gramas de cada vez pode não ser a solução ideal para atingir o seu objetivo.

Beba muita água (mas falaremos sobre isso mais tarde) e NUNCA pense que pode perder peso pulando refeições. Ironicamente, comendo muito pouco, obterá o resultado desagradável do inchaço. Na verdade, o nosso corpo é muito simples na sua lógica: se  comer muito pouco, tentará transformar tudo o que assimilar em uma “reserva”, pois está convencido de que  está a passar por um período de “fome”.

Alimentos a evitar

Retire os queijos, fritos, molhos, enchidos; limite o álcool e os refrigerantes ao máximo. Certamente não morrerá se evitar as sandes  (muito boas!)

É claro que estes são conselhos gerais de senso comum e não uma dieta. Para isso, como sempre, deve consultar um médico que saberá dizer exatamente qual dieta seguir.

2. BEBA MUITA ÁGUA
A regra é fácil: tente beber 1,5 litro de água entre as refeições ao dia. Não demora muito, acredite em mim. Existem apenas 3 garrafas de 0,5 litros. É uma questão de hábito, basta trazer água e beber ocasionalmente.

O resultado será que a retenção de água será reduzida e – mais importante – se sentirá mais leve e purificado (e fará muito mais plin-plin).

3. SUBA AS ESCADAS
Parece bobo, eu sei, mas preferir escadas é o primeiro passo para um estilo de vida ativo. O próximo será tomar os meios para afastar uma parada e não ter medo de não conseguir encontrar uma vaga a 5 metros do nosso destino ou levantar-se de hora em hora para dar alguns passos. Resumindo, tudo isso para dizer que uma atividade física leve e constante ajuda muito o nosso metabolismo a se ativar.

É muito útil!

4. DURMA E LEVE UMA VIDA NORMAL
Somos máquinas perfeitas, isso é indiscutível. E ter uma vida regular com horas de sono suficientes nos permite ter o melhor desempenho, tanto física quanto mentalmente. A importância do sono, portanto, não deve ser negligenciada também porque os três ciclos do sono permitem que os nossos músculos se regenerem e queimam gordura da maneira correta.

5. O PROGRAMA DE TREINO PARA PERDA DE PESO
Por último, mas não menos importante, aqui está o programa a seguir todas as semanas para voltar à forma após um período de inatividade e poder passar (ou, pelo menos, conter os estragos) no teste do figurino.

É muito fácil porque envolve apenas dois tipos de exercícios: corrida e HICT . Não te vai roubar mais de 37 minutos por dia (sem banho) e, no final, não vai se cansar: será apenas uma bela sensação de bem-estar.

A CORRIDA
Uma nota especial deve ser feita para a corrida. Se já está em forma, pode esperar 30 minutos de corrida fácil (hipoteticamente conseguindo manter uma conversa) inserindo, a cada 5 minutos, 20 segundos de extensão numa velocidade um pouco maior.

Verão

A MESA SEMANAL
Segunda-feira: HICT
terça-feira: 30 ‘passeio
Quarta: HICT
quinta-feira: 30’ passeio + HICT
sexta-feira: 30 ‘passeio
sábado HICT
domingo: 30’ passeio

É muito fácil de seguir e os resultados, não tema, chegarão sob o guarda-chuva!