Há quase cinco anos falamos em corrida diariamente, cada vez mais falamos também de triatlo e natação e – quem sabe,já que o verão vem -vmos falar da bicicleta.

Claro, antes de entrar precisa ter uma, mas, ao contrário do que pode imaginar, comprar uma bicicleta nova nem sempre significa desmaiar. Basta saber se orientar bem num vasto mercado entre novos e usados ​​e, se precisar de alguns conselhos, já falamos sobre isso aqui .

Chegamos a nós: por que deve andar de bicicleta? Aqui estão 10 boas razões pelas qual andar de bicicleta, como correr, é muito, muito bom para todos os aspectos da nossa vida.

1. É BOM PARA O SEU Treino
Se já corre, usar o ciclismo como atividade de cross-training é muito útil porque permite desenvolver outros músculos além dos da corrida (às vezes músculos “competitivos”) que são extremamente úteis quando chega a crise, o cansaço, os músculos fadiga. Para dar um exemplo, é como ter um carro com dois motores: o principal e um secundário que entra em ação quando o outro, sozinho, não consegue.

Além disso, sendo uma atividade que se realiza puramente no limiar aeróbio, permite-nos continuar a melhorar a nossa resistência sem necessariamente ir correr diariamente.

2. ENSINE A GESTÃO DA FADIGA
Quando pratica uma disciplina na qual o esforço é distribuído por várias horas em quase todos os treinos, aprende muito bem e muito mais cedo como dosar as energias ao longo de toda a duração do esforço. E gosta ou não, pois pode estar a 40 km de casa e não ter força para pisar nos pedais.

Após adquirir essa habilidade, será capaz de usá-la em todos os desportos.

3. AJUDA A PERDER PESO
Como falei antes, o ciclismo é um desporto aeróbico e é perfeito para quem quer perder peso. Uma hora de pedalada permite queimar de 400 a 500 calorias (dependendo da dificuldade e intensidade do esforço), claramente sempre associada a uma alimentação correta e prática constante.

4. AS SUAS ARTICULAÇÕES
Como não há impacto com o solo, as juntas não são tencionadas. Além disso, ao fortalecer os músculos das pernas e nádegas, pedalar também reduzirá a possibilidade de sofrer lesões durante a corrida. Não é maravilhoso?

5. LUTA CONTRA A DEPRESSÃO
Como sabe, todas as atividades aeróbicas (inclusive a corrida) geram a produção de endorfinas e, a sensação, após a prática desportiva, é de relaxamento e bem-estar. Talvez o que não saiba é que John Ratey (professor de psiquiatria da Harward Medical School) viu os seus pacientes – que sofriam de depressão grave – se recuperarem depois que começaram a pedalar.

6. PROLONGUE A VIDA
Também aqui devemos obter ajuda de quem sabe mais. Na verdade, de acordo com uma pesquisa publicada em 2011 no International Journal of Sport Medicine, os ciclistas profissionais que participaram do Tour de France tiveram um aumento de 17% na sua longevidade em relação à média. Não ficaria surpreso se, na chegada da próxima fase, ouvíssemos o vencedor “Haverá apenas umoooooo!” enquanto ele puxa uma espada eletrificada.

7. NÃO TEM CONTRA-INDICAÇÕES
Não há contra-indicação para andar de bicicleta. No máximo sentirá um pequeno desconforto no seu traseiro muito sensível durante as primeiras saídas, mas depois, não se preocupe, tudo passa e já não sentirá mais nada.

8. É UM BOMBEAMENTO DE ADRENALINA
A velocidade é um componente essencial do ciclismo. Sentir o vento, ver o asfalto fluindo sob as rodas, o velocímetro marcando 40 quilômetros por hora, é uma experiência linda.

Mas tenha cuidado para não exagerar: nas descidas pode-se atingir velocidades consideráveis ​​e deve fazê-lo sempre com absoluta segurança e controle (e sempre com o capacete).

9. MELHORE A CAPACIDADE RESPIRATÓRIA
Não é nenhum mistério que o ciclismo melhora a eficiência dos alvéolos pulmonares, mas o que isso significa? Isso significa que, quando treina, você torna acessível toda a árvore respiratória obtendo ventilação pulmonar mais barata. Mais oxigénio, menos fadiga.

10. É MUITO FIXE
Calma, não estou a dizer, mas é uma pesquisa da British Heart Foundation . E o resultado é inequívoco: “O teste revelou que as pessoas pensam que os ciclistas têm uma mistura única de inteligência, generosidade e o fator cool”.
Precisa adicionar mais?

MAS TAMBÉM HÁ UMA FALHA
Infelizmente, a moto também tem uma falha, apenas uma (na minha opinião): para praticar é preciso tempo disponível. Na verdade, se uma hora é necessária para um treino de corrida, duas são necessárias para o mesmo treino de bicicleta.

Mas é engraçado. E o fim de semana chega com muito mais tempo. Não?! 😉